A Secretaria de Transportes de Maringá (Setran) está instalando uma faixa de pedestre elevada na Avenida Mandacaru, uma das mais movimentadas da cidade. A medida busca auxiliar os pedestres na travessia das vias e reduzir a quantidade de atropelamentos. Das 75 mortes registradas este ano no trânsito maringaense (não levando em consideração a Avenida Colombo que é considerada rodovia), 18 casos envolveram pedestres, quatro a mais do que em 2009.
Segundo o secretário de Transportes, Walter Guerlles, a faixa elevada tem 7 metros de cumprimento (sendo cinco metros de nível) e 13 centímetros de altura. "Essa pequena subida e descida obriga o motorista a reduzir bastante a velocidade e dar passagem para o pedestre", afirmou Guerlles em entrevista ao site da prefeitura.
A previsão é de que o mecanismo da Avenida Mandacaru (colocado em frente a delegacia) estará totalmente liberado para uso dentro de uma semana. O sistema também será adotado em outros pontos da cidade, sendo que a próxima faixa deve ser instalada no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Floriano Peixoto.
"A faixa elevada é uma alternativa que favorece exclusivamente o pedestre e não pode ser usada indiscriminadamente. Nossa equipe de engenheiros realizou um estudo com critérios técnicos para a implantação do mecanismo", salientou Guerlles.