Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidade

Bancos de Maringá podem ser multados por não instalar biombos nos caixas

Agências bancárias de Maringá podem ser multadas por descumprir uma lei, em vigor desde a última segunda-feira (3), que exige a instalação de biombos nas caixas. Na quarta-feira (5), o vereador autor da lei, Heine Macieira (PP) enviou um ofício ao Poder Executivo de Maringá, ao Procon e ao Sindicato dos Bancários de Maringá e Região (Seeb), pedindo esclarecimentos em relação ao cumprimento da medida.

Segundo o presidente do sindicato, Claudecir de Oliveira Souza, apenas duas das 55 agências da cidade se adequaram à lei.

Pela lei, os biombos precisam ter, no mínimo, 1,8 metro de altura e devem ser instalados entre os caixas em que há movimentação de dinheiro e nas áreas reservadas aos clientes que aguardam atendimento na fila.

A lei, que foi sancionada em 3 de setembro de 2010 e publicada no Órgão Oficial do Município no dia 6 daquele mês, prevê que as agências bancárias cumprissem o prazo em, no máximo 120 dias, após a publicação. No entanto, até esta quinta-feira (3), dia em que venceu o prazo, a maioria dos bancos não havia instalado os biombos.

Multa

A lei previa multa para quem não se adequasse as exigências. O valor, porém, não foi especificado. "Enviei um ofício ao Poder Executivo, que fiscaliza; ao Sindicato dos Bancários da nossa região, que pode esclarecer e verificar a situação; e ao Procon, orgão que recebe as reclamações. Quero que a lei seja cumprida para que nossa população fique mais segura", explicou Macieira.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região (Seeb), Claudecir de Oliveira Souza, lamenta que os bancos ainda não tenham instalado os biombos. "O sindicato apoia a lei porque entende que dá mais segurança para os clientes. Todos os bancos já foram notificados e estão cientes de que o prazo está vencendo. Infelizmente não levaram a sério e, agora, serão multados. O município tem que exigir a instalação", explicou.

Segundo Macieira, o Poder Executivo é responsável pela fiscalização e aplicação da multa.

Conforme a assessoria de imprensa do município, o Procon será o responsável pela fiscalização.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.