Em Maringá,61% dos empresários estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, o menor patamar nos últimos cinco anos. Foi o que apontou estimativa divulgada na tarde desta quinta-feira (2) pelo Departamento de Pesquisa e Estatística Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 23% de comerciantes otimistas para o período. Mesmo assim, quase dois terços dos comerciantes (62%) programaram promoções para os próximos dias.
A pesquisa feita com cem empresários da cidade também indicou que cerca de 69% dos presentes que serão comercializados para o Dia dos Namorados custarão até R$ 110. A expectativa é de que o cartão de crédito ou débito deverá ser a forma de pagamento mais usada pelos consumidores.
Índice de Confiança do Consumidor caiu em maio
O nível de confiança do consumidor caiu pela quarta vez consecutiva em Maringá. Levantamento divulgado mês passado pela Acim aponta que o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) caiu de 138,7 para 135,6 pontos - numa escala que vai até 200 - entre março e abril.
Segundo a pesquisa feita com 540 consumidores, todos os índices que compõem o ICCM registraram decréscimo em relação ao mês anterior, sendo que o de satisfação financeira foi o que apresentou maior queda, com sete pontos a menos. Já a expectativa de consumo caiu de 155,2 para 152,2 pontos.