Como fazer
Após fazer o agendamento pela internet, o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral com um documento oficial com foto e filiação, além de um comprovante de residência recente. O Título de Eleitor não é necessário. O eleitor terá todas as digitais das mãos coletadas, além de uma assinatura digital e de uma foto para compor o banco de dados. De acordo com o TRE, o processo tem o objetivo de garantir a segurança e evitar fraudes durante as eleições. O TRE esclareceu que mesmo os eleitores que possuem pendências com a Justiça Eleitoral ou pretendem realizar a transferência do título poderão realizar o recadastramento biométrico normalmente.
Depois de um início movimentado, a procura pelo recadastramento biométrico diminuiu consideravelmente nos últimos dias em Maringá. Relatório divulgado nesta terça-feira (7) pelo Fórum Eleitoral mostra que, para esta semana, estão disponíveis cerca de 3,6 mil vagas para o procedimento.
Segundo o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), Julian do Nascimento, devem sobrar cerca de 400 vagas somente nesta terça. "Começa a ficar preocupante a falta de procura do eleitorado maringaense pelo recadastramento. Agora estamos atendendo quase mil pessoas por dia a menos do que podemos atender", afirmou.
Se a procura continuar baixa nos próximos dias, Nascimento informou que o atendimento pode ficar prejudicado nos meses seguintes. "Caso a população continue ignorando o recadastramento agora em maio, e deixe para comparecer apenas no final do prazo, a Justiça Eleitoral não dará conta de atender a população com a agilidade e presteza que o cidadão merece", avisou.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo TRE, até a última sexta-feira (3), cerca de 38,5 mil eleitores de Maringá, Floresta, Ivatuba, Paiçandu e Doutor Camargo haviam feito o cadastramento biométrico, o que corresponde a 12,8% dos atendimentos esperados.
Nestas cinco cidades, cerca de 248 mil eleitores devem passar pelo processo até outubro. A meta do TER é recadastrar pelo menos 80% do total.
Atendimento vai até outubroO atendimento segue até 4 de outubro no Fórum Eleitoral de Maringá. O agendamento ocorre exclusivamente pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que todos os eleitores brasileiros sejam cadastrados no sistema até as eleições de 2020.
Os eleitores que não fizerem o recadastramento terão os títulos cancelados. Neste caso, o cidadão ficará impedido de tirar passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), de participar de concursos públicos, de assumir cargos após aprovações em concursos, entre outras restrições.
TRE atenderá no feriado municipal
A comemoração do aniversário de Maringá foi transferido da próxima sexta-feira (10) para a segunda (13). Mesmo com o feriado no dia 13, a Central Biométrica instalada no Fórum Eleitoral de Maringá - na Avenida Herval - atenderá normalmente os eleitores de Maringá, Floresta, Ivatuba, Paiçandu e Doutor Camargo.
Deixe sua opinião