A partir da próxima terça-feira (14), a campanha de vacinação contra a gripe em Maringá será ampliada para crianças entre 2 e 5 anos incompletos. Segundo secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, serão utilizadas as doses excedentes da campanha nacional, que termina oficialmente nesta sexta-feira (10).
"A inclusão do novo grupo foi definida pela comissão estadual de infectologia. A vacinação para os demais grupos também continua até o fim das doses disponibilizadas", explicou o secretário. Ainda de acordo com Nardi, das 91 mil doses recebidas pelo Município, mais de 80 mil já foram aplicadas.
Em todo o Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estima que a inclusão do novo grupo deve imunizar cerca de 440 mil crianças. De acordo com a comissão de infectologia, estudos científicos revelam que as crianças nesta faixa etária estão mais susceptíveis à gripe e o risco de complicações pela doença é maior.
"Queríamos ter vacinado as crianças menores de cinco anos já desde o início da campanha. Mas só agora, com doses remanescentes, poderemos imunizar este grupo", explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, em entrevista para a Agência Estadual de Notícias (AEN).
Em Maringá, a vacinação será oferecida em todas as Unidades Básicas e na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde. Além das crianças entre 2 e 5 anos, podem receber gratuitamente a dose gestantes, crianças a partir dos seis meses de idade, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores de saúde, presidiários, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.
Campanha superou a meta em Maringá
Segundo a Secretaria de Saúde de Maringá, a cobertura do público-alvo superou a meta de 80% no Município. Em todo o Paraná, até esta sexta-feira (10), 86% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde já havia sido alcançada. O único grupo prioritário que não atingiu a meta de 80% foi o das gestantes, com 72% de cobertura vacinal.