• Carregando...

Maringá foi escolhida para a abertura do Dia Estadual de Combate à Dengue que será na próxima sexta-feira (12). A definição foi em razão do trabalho de eliminação de focos do mosquito transmissor que a cidade desenvolveu depois de enfrentar um surto da doença em 2007. O secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, também estará presente no lançamento.

A solenidade está marcada para 8h30 e a campanha deste ano tem o tema "Natal sem Dengue". Em seguida, Martin, juntamente com o secretário municipal Antônio Carlos Nardi e os agentes de saúde vão visitar bairros de Maringá onde estão concentradas as ações de combate ao Aedes aegypti.

Nardi lembra que o trabalho junto à população, empresas e associações fez com que nos últimos seis meses nenhum caso de dengue foi registrado na cidade. Em lugares onde havia situação crítica de risco foram retiradas 62 toneladas de lixo e entulho para evitar a proliferação do mosquito.

A partir deste Dia Estadual de Combate à Dengue, serão desencadeadas campanhas específicas. Agora, explica Nardi, será o "Natal sem Dengue" e em seguida o "Ano Novo sem Dengue", alertando às pessoas sobre a necessidade de eliminar as condições de proliferação do mosquito em especial neste período de festas e férias, quando as famílias viajam e deixam a casa ou apartamento fechado por vários dias.

Na seqüência, as secretarias da Saúde fazem o "Carnaval sem Dengue" e depois o "Volta às Aulas sem Dengue". "São épocas específicas, mas sempre com a necessidade das pessoas estarem alertas contra o mosquito", lembra Nardi, reforçando a necessidade de alerta ainda maior neste período de chuvas mais constantes e calor mais intenso.

Todas as campanhas tentam sensibilizar as pessoas no envolvimento do combate ao mosquito, já que a maioria dos focos foi encontrada em locais passíveis de remoção. Pela ordem, larvas do mosquito foram localizadas em resíduos abandonados em quintais ou terrenos baldios, em pratos de vasos de plantas e em reservatórios de água no interior de residências e empresas.

Na última segunda-feira (8) alunos do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade realizaram uma passeata de conscientização ao combate ao mosquito no bairro Borba Gato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]