Quantidade de doses que cada região receberá

11° Regional de Saúde de Campo Mourão - 87.000

12° Regional de Saúde de Umuarama - 75.030

13° Regional de Saúde de Cianorte - 37.690

14° Regional de Saúde de Paranavaí - 70.590

15° Regional de Saúde de Maringá - 195.660

CARREGANDO :)

Começa nesta segunda-feira (15) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Na região de Maringá, serão disponibilizadas cerca de 195,6 mil doses da vacina para atender os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Somente em Maringá, aproximadamente 91 mil pessoas devem ser imunizadas.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos Nardi, o número já leva em consideração todo o público-alvo estimado, que a partir deste ano, também inclui mães em período pós-parto de até 45 dias e doentes crônicos, que agora serão vacinados nas unidades de saúde.

Publicidade

Esses novos grupos deverão apresentar comprovação no ato da vacinação. "Doentes crônicos precisam apresentar comprovante contendo o código internacional da doença e as mulheres com filhos até 45 dias precisam apresentar comprovante com a data do parto", explicou em entrevista ao site da prefeitura.

A campanha também é destinada para crianças com idade entre seis meses a menores de dois anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores da área da saúde, indígenas e população do sistema penitenciário e de cadeias públicas. Período de vacinação

A campanha acontecerá de 15 à 26 de abril em todas as Unidades Básicas de Saúde de Maringá e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. No próximo sábado (20) acontece o Dia D contra a gripe, com plantão de vacinação.

Segundo Nardi, a vacina para outros grupos somente será disponibilizada após o encerramento oficial da campanha e conforme liberação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) de acordo com a disponibilidade de doses. No Paraná, a meta é vacinar 80% do público-alvo da campanha, que chega a 2,8 milhões pessoas.

Campanha antecipada

Publicidade

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada em 20 dias em todo o Brasil. A medida foi uma reivindicação de um movimento dos Estados da região Sul. "É importante A imunização dos grupos antes do período mais crítico da doença", afirmou Nardi.

A vacina contra as Influenzas (vírus da gripe) tem uma janela imunológica de 15 dias, ou seja, após a aplicação ela demora em torno de duas semanas para conceder imunidade.