Dezenove pilotos de quatro estados brasileiros e da Argentina sobrevoarão os céus de Maringá a partir desta quinta-feira (24), durante a 13ª etapa do Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo. Os balões estarão nos céus durante quatro dias de competição. A expectativa dos organizadores é que mais de 40 mil pessoas passem pelo Parque do Balonismo, no antigo Aeroporto Gastão Vidigal, de Maringá.
"Maringá é uma cidade que reúne todas as condições técnicas para o balonismo, como condições climáticas e topografia. Os moradores também são apaixonados e comparecem à pista de decolagem arrecadando alimentos", contou o presidente da Federação Paranaense de Balonismo, Adriano Perini.
O evento, que vai até domingo (28), contará com pilotos do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Argentina. Além da competição de balões, a cidade receberá uma série de atrações paralelas, como exposições de artesanato, apresentações musicais e festival de voo livre.
Entre os pilotos inscritos estão cinco, dos dez primeiros colocados no ranking brasileiro de balonismo, alguns deles inclusive com participações e títulos em campeonatos internacionais. Na próxima semana os pilotos embarcam para Brasília (DF), onde haverá uma outra etapa.
Alimentos serão revertidos para entidades
A entrada para o 13º Campeonato Sul-brasileiro de Balonismo, no antigo aeroporto, é um quilo de alimento não perecível, que será revertido para entidades assistenciais de Maringá. A arrecadação dos alimentos, e a administração do estacionamento ficarão por conta do Rotary Club Maringá Catedral.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas