Erguido na gleba Ribeirão Pinguim (na Estrada Vale Azul), o local é de propriedade da Ordem dos Irmãos Palotino| Foto: Divulgação/SEEC
A construção foi feita em madeira, com paredes duplas. Externamente as tábuas foram assentadas na horizontal e internamente, na vertical

A histórica Capela São Bonifácio, em Maringá, foi tombada pela Secretaria de Estado da Cultura. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (28). A decisão foi tomada pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, composto por membros de notório conhecimento nas áreas de patrimônio natural, histórico e artístico.

CARREGANDO :)

Segundo a secretária de Cultura de Maringá, Flor Duarte, com o tombamento, será mais fácil preservar o local. "O reconhecimento de bem estadual facilitará a aprovação de projetos para arrecadação de fundos destinados a restauração e preservação do espaço", afirmou.

Além da capela de Maringá, também foram tombados o conjunto da obra do escultor João Turin e o Palacete dos Garcia, em Londrina, que passam a fazer parte da relação de bens de reconhecida importância para o Estado.

Publicidade

Uma capela com mais de 70 anos

A Capela São Bonifácio foi a primeira edificação católica de Maringá, construída em 1939, antes mesmo do local ter se tornado município. Erguido na gleba Ribeirão Pinguim (na Estrada Vale Azul), o local de propriedade da Ordem dos Irmãos Palotinos foi palco das primeiras missas, batizados e casamentos da região.

A construção foi feita em madeira, com paredes duplas. Externamente as tábuas foram assentadas na horizontal e internamente, na vertical. O sistema interno é travado por contraventamentos (estruturas inclinadas que conferem rigidez ao conjunto).

"Essa arquitetura em madeira e o valor histórico da obra caracterizam a Capela São Bonifácio como um bem cultural do Norte do Paraná", informou nota da Secretaria de Estado da Cultura.