• Carregando...
Em 33 dias foram confirmados 45 casos, 16 a mais que o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na última sexta-feira. Em todo o ano passado foram registrados 60 confirmações da doença | Assessoria de imprensa PMM
Em 33 dias foram confirmados 45 casos, 16 a mais que o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na última sexta-feira. Em todo o ano passado foram registrados 60 confirmações da doença| Foto: Assessoria de imprensa PMM

Casos de Dengue em 2010 (residentes em Maringá)

* Mais de 200 notificados

* 45 Confirmados

* 19 Descartados

Fonte: Secretaria de Saúde

Os casos de dengue continuam crescendo rapidamente em Maringá. Até esta terça-feira (2), a Secretaria de Saúde já havia notificado mais de 200 casos, sendo 19 descartados e 45 confirmados, 16 a mais que o último boletim divulgado na última sexta-feira (29). Em 33 dias, a quantidade se aproxima do registrado em 2009, quando foram confirmados 60 pessoas com dengue.

"No final do ano passado iniciamos um trabalho mais intensificado junto à comunidade contra os focos do mosquito, mas a situação só se agravou", lamenta o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos Nardi. Os dados foram divulgados na tarde dessa terça pela assessoria de comunicação do município.

Plano de contingência

Preocupados com os índices, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Municipal de Maringá (HM), iniciou a implementação do Plano de Contingência Contra a Dengue. O trabalho traça as diretrizes a serem seguidas pelos órgãos de Saúde Pública no controle da doença e no atendimento ao público em caso de epidemia.

"O HM terá papel importante dentro do Plano por fazer o pronto atendimento da população, e para isso vem tomando as medidas para que todos os usuários que procurarem o hospital sejam atendimentos da forma mais eficaz", explica o comunicado repassado para a imprensa. O principal ponto tratado no início do plano no HM é o treinamento das equipes médica, de enfermagem e da recepção. O treinamento será realizado a partir da próxima semana, definindo as formas de atuação de cada grupo.

Índice de infestação

O último levantamento do índice de infestação mostrou que mais de 90% dos focos estão nas residências ou quintais, e em locais passíveis de serem retirados como resíduos e lixo, pratos de vasos de plantas, tinas e reservatórios de água, pneus deixados no tempo e até caixas d´água destampadas. Ainda de acordo com o mesmo levantamento, o índice de infestação foi de 3,8% em Maringá, muito acima do tolerável de 1% definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá, a maioria das regiões da zona urbana apresenta alto risco de contaminação, em especial a zona norte e os bairros próximos ao Contorno Sul. Na próxima semana a Secretaria de Saúde inicia a campanha Volta às Aulas sem Dengue, junto com o retorno das escolas públicas municipais. Junto ao público em geral será desencadeada a campanha Carnaval sem Dengue, cobrando da população o envolvimento no combate ao mosquito.

"Para isso estamos distribuindo desde a última semana de janeiro o Mapa da Dengue, que traz de forma clara e didática as regiões mais críticas e o que cada morador pode fazer para evitar o mosquito", explica o secretário. O mapa está nos ônibus do transporte coletivo, postos de saúde, escolas e locais de concentração popular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]