Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Universidade de Maringá

Cerca de 1,5 mil pessoas vão trabalhar no vestibular da UEM

Provas serão realizadas em Maringá,  Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí, Ivaiporã e Umuarama | Arquivo
Provas serão realizadas em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí, Ivaiporã e Umuarama (Foto: Arquivo)

No próximo domingo (12) começa mais um Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para realizar a prova - que terá 18,5 mil inscritos - a instituição contará com 1,5 mil pessoas, incluindo fiscais, banca de correção, intérpretes de libras, motoristas, pessoal de apoio, atendimento médico, entre outros.

Durante esta semana, a coordenação da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) está promovendo reuniões de treinamento para as equipes. Já no sábado (11), a partir das 14 horas, começa a etiquetagem das salas espalhadas pelas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí, Ivaiporã e Umuarama.

Ainda neste sábado, haverá plantão na sede da CVU (no Bloco 28 do campus universitário). Os candidatos que ainda tiverem dúvidas, principalmente a respeito do local de prova, poderão se dirigir ao local. O horário de atendimento será das 8h30 às 18h30.

Prova de Conhecimentos gerais abre o vestibular

No domingo (12), os vestibulandos irão responder a questões de Conhecimentos Gerais. No dia seguinte, haverá provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já na terça-feira (14), a prova será de Conhecimentos Específicos, sendo que as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato.

Nos dias de prova, a entrada em sala será liberada das 8h30 às 8h50. Após esse horário, as portas serão fechadas e nenhum candidato poderá entrar. Em Maringá, o concurso será na UEM, Cesumar, PUC e Uningá.

O candidato deverá portar um documento de identificação, caneta esferográfica com tinta azul escura ou preta, escrita grossa. Durante o período de realização das provas, é proibido o uso de dicionário, de calculadora eletrônica, ou qualquer outro material de consulta. Também é proibido o uso de telefone celular, notebook, ipod e outros aparelhos eletrônicos.

Gabaritos e resultados

O gabarito das questões de alternativas múltiplas será divulgado no mesmo dia de realização das provas, sempre às 15 horas, no Bloco 28 da UEM ou pelo site do vestibular. Já a divulgação do resultado desse concurso será no dia 14 de janeiro, às 10 horas da manhã, pelo site. Os aprovados deverão efetivar a matrícula entre 15 e 18 de janeiro. A efetivação deverá ser feita pelo site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).

Medicina é o curso mais concorrido

Nesta edição, a instituição oferece 2.104 vagas, distribuídas em 63 cursos. O curso mais concorrido é, assim como nas edições anteriores, o de Medicina. Para os não cotistas, a concorrência é de 143,1 candidatos por vaga e para os cotistas, 73 por vaga. Para os não cotistas, os cursos mais concorridos depois de Medicina são Arquitetura e Urbanismo (46 candidatos por vaga), Direito noturno (34,4) e Direito matutino (29,3). Para os cotistas, a concorrência maior é nos cursos de Educação Física noturno (36 candidatos por vaga), Arquitetura e Urbanismo (32,5) e Direito noturno (27,1).

Dos 18.591 inscritos, 16.191 têm até 21 anos; 13.570 nasceram no Paraná; 12.908 são sustentados pela família; 17.737 são solteiros e 10.222 são mulheres. A maior parte dos candidatos (9.298) realizou o ensino médio integralmente na escola pública. Dos inscritos, 5.683 já prestaram vestibular uma vez, enquanto 4.553 vão enfrentar os exames pela primeira vez.

No total, 10.830 pessoas declararam ter escolhido a UEM por ser pública e gratuita e de qualidade (58,3%); seguido pelo fato de a universidade oferecer o melhor curso pretendido, opção assinalada por 3.858 pessoas (20,8%).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.