No próximo dia 23, cerca de mil peregrinos de Maringá devem lotar mais de 20 ônibus com destino ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), maior evento da Igreja Católica dedicado aos jovens. Nas malas levam apenas o necessário: bíblia, terço, roupas confortáveis e saco de dormir. Mas no retorno não se importam com o excesso de bagagem, ainda mais se for bagagem espiritual.

CARREGANDO :)

"Espero voltar diferente, com mais sede de Deus e de seus direcionamentos. Também quero trocar experiências com outros peregrinos e estimular em mim características como paciência, fraternidade, amor e amizade", revela Camila Cabau, 23 anos, catequista da paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, que irá pela primeira vez à JMJ.

A Jornada Mundial da Juventude foi instituída em 1985 pelo Papa João Paulo II, e será realizada pela primeira vez no Brasil entre de 23 a 28 de julho. A programação do evento é formada por missas, catequeses, vigílias e apresentações culturais, mas, para os fiéis, ver o Papa Francisco é um dos momentos mais esperados.

Publicidade

O jovem Ruy Gustavo, 26 anos, coordenador do Setor da Juventude da Arquidiocese de Maringá, é um dos privilegiados que deverá ver o Papa de perto. "É uma emoção e uma responsabilidade muito grande, porque não vou só em meu nome, irei representar toda a juventude maringaense num encontro com o Papa. Será uma alegria enorme poder estar no mesmo ambiente que ele e, quem sabe, poder receber uma benção especial", diz.

Preparação para a jornada

Desde o início do ano passado, a Arquidiocese de Maringá realiza uma série de eventos com o intuito de preparar os jovens das 58 paróquias para a jornada. Na segunda-feira (15) será realizada na cidade a Semana Missionária, que visa momentos de reflexão, evangelização, e apresentações culturais para integrar os jovens da igreja no período pré-jornada. Os maringaenses estão engajados em diversas ações promocionais, como rifas, venda de pizzas e até em um mutirão de lava-jato para arrecadar dinheiro para irem ao evento. Para o coordenador do Setor da Juventude, todo o trabalho será recompensado. "Temos muitos desafios, muito desgaste pelo caminho, mas temos a certeza de que a festa da fé que vamos participar lá será como um bálsamo."

Expectativas

Os cerca de mil maringaenses devem ficar hospedados em casas de família, alojamentos e escolas, onde também receberão alimentação e transporte. O peregrino Erick Franco Ramos, 22 anos, participou da última JMJ, realizada em 2011 em Madrid, Espanha, e confessa ter grandes expectativas de que a edição brasileira do evento seja ainda melhor. "Estou muito confiante de que o Brasil vai surpreender na organização dessa jornada. Apesar das dificuldades que temos passado no país, acredito que vamos fazer bonito e proporcionar experiências inesquecíveis da fé católica para todo o mundo. Se não for a melhor, com certeza será uma das melhores", relata Ramos.

Publicidade

Maringá também será representada pela voz da professora de canto Polyana Demori, 32 anos, que fará parte do grupo de backing vocals que se apresentará nos dois atos centrais, nos palcos principais do evento, por onde o Papa Francisco e mais de 300 atrações musicais passarão.

"Para quem nasceu num berço cristão, participar da JMJ tem um significado muito grande. Não dá para prever a emoção de conhecer o Papa Francisco, que chegou de surpresa e já é muito amado. Vou cantar aberta para Deus agir na minha vida e me transformar depois dessa experiência", afirma a cantora.