O Cianorte na Copa do Brasil de 2005
A Copa do Brasil de 2005 foi especial para o Cianorte. Naquele ano, o time do Noroeste do estado eliminou o Cene-MS na primeira fase (uma vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a1) e encarou o Corinthians na etapa seguinte. O "timão" era treinado por Daniel Passarella e tinha em campo o argentino Carlito Tevez.
No primeiro jogo em Maringá, o "leão do vale" conseguiu a façanha de golear o Corinthians por 3 a 0. Já no jogo da volta, a equipe paranaense foi derrotada por 5 a 1 em São Paulo-SP, sendo eliminada da competição.
Uma semana depois de garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, o Cianorte volta a campo neste domingo (29) para mais uma decisão pelo Campeonato Paranaense. O jogo contra o Arapongas vale vaga na Copa do Brasil, torneio que o "leão do vale" não disputa desde 2005.
Para garantir a vaga no torneio nacional, o Cianorte - que joga em casa - precisa apenas de um empate nesta última rodada da primeira fase. Ocupando o terceiro lugar na classificação acumulada (levando em conta os dois turnos), o time está com 38 pontos, atrás apenas de Coritiba e Atlético, que por terem se classificado para a decisão do estadual, já estão garantidos na Copa do Brasil do ano que vem.
Os cianortenses só podem ser alcançados pelo próprio adversário deste domingo, que tem 35 pontos. Derrotando o Cianorte, o Arapongas chega aos mesmos 38 pontos, mas acaba levando vantagem no número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate. A partida entre os dois times também é uma prévia da decisão do interior, que colocará os adversários frente a frente em mais duas partidas neste estadual.
Para a partida deste domingo, o técnico Paulo Turra está com dúvidas para escalar o leão. Geandro e Serginho estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Henrique ainda não está totalmente recuperado de contusão, apesar de ter jogado contra o Londrina na semana passada. Segundo a assessoria do Cianorte, o artilheiro do time passou a semana toda fazendo tratamento e sua escalação é incerta.
Apesar dos desfalques, a diretoria do Cianorte espera contar com a presença da torcida no estádio Albino Turbay. "Quero que o nosso torcedor marque o primeiro gol antes mesmo do jogo começar", comentou o gerente de futebol Adir Kist, em entrevista ao site do clube.
O jogo começa às 16 horas. Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) na sede do time (rua Oiapoc, ao lado do GMR Participações), 3 Xodós, Athletic Sports, Tênis &Cia e Auto Posto 6.
Arapongas faz mistério
No Arapongas, o técnico Paulo Roberto fez diversas mudanças no time durante os treinamentos, no entanto não confirmou nenhuma alteração para o jogo diante do Cianorte. O único desfalque é o do zagueiro Raul, suspenso com o terceiro cartão amarelo. Bruno Matavelli e Neto Gaúcho disputam a vaga.
No meio, Fabinho pode retornar ao time após cumprir suspensão, mas Edmilson pode ser mantido entre os titulares. Outra possível mudança é o retorno de Sandro, recuperado de uma leve lesão muscular.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia