O Campeonato Paranaense retorna ao zero, nesta quarta (29), na rodada inaugural do segundo turno da competição. Para o Cianorte, que ficou a uma vitória da final da competição, vale a retomada do sonho em busca do título, fora de casa, contra o Iraty, às 15h40. A situação do Atlético Clube Paranavaí (ACP) é diferente. O Vermelhinho precisa lutar contra o rebaixamento e enfrenta um adversário direto: o Operário, em Ponta Grossa, a partir das 20h30.
A equipe de Cianorte não quer se desmotivar na competição, apesar de ter deixado a chance de disputar a final escapar na última rodada. "Não quero ver ninguém de cabeça baixa. Estamos orgulhosos do que fizemos em campo nesse turno", disse o gerente de futebol do Leão do Vale, Adir Kist, em texto publicado no site oficial do time.
"Nós fizemos uma campanha brilhante. O nosso planejamento é que nos classificaríamos para a final com 24 pontos. Fizemos 25 e não deu certo", avaliou o presidente do Cianorte, Marco Franzato. O técnico Paulo Turra terá todos os jogadores a disposição no duelo em Irati.
Para garantir um lugar na final do estadual, contra o Atlético (PR), o Cianorte precisa ser o campeão do returno. Caso o Furacão volte a ser o campeão, conquistará automaticamente o estadual de 2012 (como fez o Coritiba, em 2011).
Diferente da briga pelo título estadual, que leva em consideração o campeão do primeiro e do segundo turno, os rebaixados são decididos na soma geral dos pontos. Neste critério, o ACP está com 5 pontos de desvantagem em relação ao Operário, adversário desta quarta (29) e primeiro fora da zona do rebaixamento.