Confira a programação completa na região Noroeste
Maringá Teatro Calil Haddad
Dia 2, às 20h30 (Bastião e Bastiana)
Dias 3 e 4, às 20h30 (Sagração da Primavera)
Paranavaí Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa
Dia 6, às 20h30 (Bastião e Bastiana)
Dia 7, às 20h30 (Sagração da Primavera)
Loanda- Cine Teatro Guanabara
Dia 9, às 20h (Bastião e Bastiana)
Dia 10, às 20h (Sagração da Primavera)
Umuarama Centro Cultural Schubert
Dia 13, às 20h30 (Bastião e Bastiana)
Dia 14, às 19h30 (Sagração da Primavera)
Quatro cidades da região Noroeste do estado foram incluídas na turnê dos grupos do Teatro Guaíra, de Curitiba. Os moradores de Maringá, Paranavaí, Loanda e Umuarama terão oportunidade de assistir três apresentações, incluindo dois espetáculos de balé e a adaptação da ópera "Bastião e Bastiana", de Wolfgang Amadeus Mozart.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (25). A turnê, que terá entrada gratuita, também inclui Apucarana (na região Norte), Morretes e Antonina (no litoral). Em Maringá, a ópera será apresentada no próximo dia 2, às 20h30, no Teatro Calil Haddad. O mesmo local recebe o espetáculo de balé "Segração da Primavera" nos dias 3 e 4, também a partir das 20h30.
Em Paranavaí, as apresentações acontecem nos dias 6 e 7 no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. Em Loanda, os espetáculos estão marcados para os dias 9 e 10 no Cine Teatro Guanabara. Já o Centro Cultural Schubert, em Umuarama, recebe os grupos curitibanos nos dias 13 e 14.Ruas
O projeto traz também criações dos bailarinos, que se apresentam nas ruas, calçadas e prédios. "A ideia é oferecer ao bailarino a oportunidade de uma nova experiência criativa, uma possibilidade de expandir o olhar para o ambiente urbano no contato direto com o público. Uma troca que acontece em tempo real", explica a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli, em entrevista para a Agência Estadual de Notícias (AEN).
Este espetáculo será apresentado no dia 2 de outubro, em Maringá, dia 9, em Loanda e dia 13, em Umuarama. Os locais e horários ainda serão definidos.
Ópera
A adaptação da ópera de "Bastien und Bastienne" se passa no cenário campestre de uma aldeia e gira em torno de três personagens: Bastienne (Bastiana), uma pastora de ovelhas, Bastien (Bastião), seu pretendente, e o Sr. Matoso (Colas), o mágico que tenta ajudar os dois jovens a se entenderem.
O elenco é formado pelos cantores Paula Tessarolo (soprano), Hildomar Oliveria (tenor) e Marcos Fernandes (barítono). O espetáculo tem direção de Rafael Camargo, direção musical de Denise Sartori e cenário e figurinos de Gelson Amaral Gomes.
Balé
O Balé Teatro Guaíra apresenta "A Sagração da Primavera", coreografia de Olga Roriz, com música do compositor russo Igor Stravinsky. A obra, que estreou em Curitiba em junho, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), foi escrita em 1913, com base em um ritual pagão, no qual uma adolescente é sacrificada ao deus da primavera em troca de boas colheitas.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp