O Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (12) o novo mapa de recomendação de vacinação contra febre amarela. No Paraná o número de cidades aumentou de 58 para 215, mas Maringá não está na nova lista. Mesmo assim, quem for viajar para as áreas de risco deve se imunizar dez dias antes. Na região Centro-Oeste, a Regional de Saúde que foi incluída no mapa do ministério foi Campo Mourão e no Noroeste algumas localidades que fazem parte das regionais de Umuarama, Paranavaí e Cianorte.
Segundo Edlene Loureiro Aceti Goes, enfermeira coordenadora de vacinação em Maringá, os interessados podem procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade ou na própria secretaria que funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. A vacina é válida por dez anos, e quem se imunizou no ano passado, durante a campanha, só vai precisar se vacinar outra vez em 2018. "Mas, nós não estamos em campanha. A vacina é apenas para quem for para áreas de risco", disse Edlene. Ela lembrou ainda que tomar outra dose em pouco tempo pode causar algum tipo de reação.
Já nas regionais incluídas agora no novo mapa do ministério foram adotados sistemas para atender a população. Em Umuarama, a vacina está disponível no Posto Central de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nos postos dos bairros a vacinação ocorre duas vezes por semana e os moradores devem se informar dos dias.
Em Paranavaí, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Central, as doses estão disponíveis das 8h até 11h30 e das 14h até 16h. Nos outros postos de saúde conforme o horário de atendimento. E em Cianorte, todas as unidades de saúde aplicam a vacina em horário comercial, de segunda a sexta-feira.
Em 2008 o Paraná registrou seis notificações da doença, com três óbitos.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Janaína Paschoal cobra íntegra do relatório da PF sobre suposta trama golpista
Deixe sua opinião