Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Programa Mais médicos

Cinco cidades da região Noroeste têm prioridade para receber médicos

Cinco cidades da região Noroeste do Paraná foram classificadas como prioritárias para receber médicos para atenção básica por meio do programa federal "Mais Médicos". A carência de profissionais da saúde foi identificada em Marialva, Mandaguari, Iguaraçu, Paiçandu e Sarandi. No Paraná, 35 municípios estão na lista prioritária. A proporção de médicos para cada grupo de mil habitantes no estado é de 1,68, inferior à média brasileira, de 1,8.

O secretário da Saúde de Sarandi, Jair Carneiro, diz que a expectativa é de que dez novos médicos venham trabalhar no município, por meio do programa federal. Ele adianta que esses profissionais, que serão pagos pela União, vão ocupar o lugar dos atuais médicos contratados pela prefeitura para realizar os atendimentos primários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). "Vamos economizar de R$ 30 a R$ 40 mil por mês, dinheiro que poderemos investir em exames especializados e atos cirúrgicos."

Para o secretário de Saúde de Marialva, Luiz Carlos Stéfano, o maior impasse atual é a carência de médicos que trabalhem fixamente no município. Segundo ele, é comum que grande parte dos profissionais trabalhe ao mesmo tempo em diversas cidades da região, dificultando a formação de escalas de atendimento.

"Nos finais de semanas e feriados, ficamos correndo atrás de médicos para ficar no pronto atendimento e temos de disputar o serviço desses profissionais com outros municípios. Acredito que uns três novos médicos no pronto atendimento iria normalizar essa situação [em Marialva]", estima o secretário.

Com relação à contratação de profissionais estrangeiros, Stéfano disse acreditar que todos serão bem vindos, contanto que estejam de fato qualificados para trabalhar. "Espero que essa contratação passe pelo crivo da CRM [Conselho Regional de Medicina] para avaliar a capacidade de resolutividade de cada um deles, porque precisamos de médicos que estejam realmente prontos e aptos para executar as demandas da cidade."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.