Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fizeram as vistorias, nesta sexta-feira (6), nos locais esportivos de Maringá que receberão as Olimpíadas Escolares do Brasil. O grupo está na cidade desde quinta-feira (5) e conferiu os preparativos da Cidade Canção para receber os jogos. As instalações esportivas agradaram aos visitantes. O evento vai ser disputado simultaneamente, em Maringá e Londrina, entre os dias 5 e 15 de novembro.
O COB vistoriou durante a manhã, o complexo esportivo da Vila Olímpica, ginásios de esportes, um colégio, e ainda a Associação dos Funcionários Municipais de Maringá. O diretor-geral do Comitê, Edgar Hubner, gostou do que viu. "A cidade já havia sido escolhida no ano passado e apresenta, atualmente, uma das melhores instalações esportivas do estado", afirma.
Maringá vai receber cerca de 1,5 mil atletas, entre 15 e 17 anos, que disputarão as modalidades de futsal, judô, xadrez, voleibol e atletismo, nas categorias masculino e feminino. A movimentação deve mobilizar a economia da cidade. "Todos os atletas vão ficar em hotéis, o que gera uma receita significativa para a cidade. Fora isso, o COB vai investir cerca de R$ 2,5 milhões, em Maringá, para a realização dos jogos", diz.
As Olimpíadas
As Olimpíadas Escolares são consideradas a maior competição estudantil do Brasil e reúne atletas de todo o país, disputando nove modalidades. Cada delegação é composta, em média, por 100 estudantes. São 11 dias de disputas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. Chegam às disputas nacionais as escolas que conseguirem a classificação nas duas primeiras etapas.