Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
agronegócio

Cocamar chega ao 50º aniversário com foco na ampliação de mercado

Produtos de varejo, como o óleo, já representam cerca de 40% do faturamento anual da Cocamar | Divulgação/ Flamma Comunicação
Produtos de varejo, como o óleo, já representam cerca de 40% do faturamento anual da Cocamar (Foto: Divulgação/ Flamma Comunicação)

A Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar) chega ao 50º aniversário, completado nesta quarta-feira (27), com o objetivo de ampliar as vendas de seus produtos de varejo para estados vizinhos, como São Paulo. Os produtos como óleos e sucos concentrados da Cocamar representaram quase 40% do faturamento da cooperativa, ou cerca de R$ 1 bilhão dos R$ 2,3 bilhões de 2012.

De acordo com o presidente da instituição, Luiz Lourenço, a tendência é que ocorra um investimento cada vez maior na produção. "A cooperativa chegar às prateleiras, diretamente ao consumidor, é o quadro ideal do cooperativismo. O produtor ganha pelo valor agregado ao seu produto e o consumidor ganha ao comprar um produto de qualidade", defende.

Lourenço explica que entre os produtos vendidos pela Cocamar, os óleos vegetais representam a maior parcela da comercialização dos produtos. "Isso ocorre porque somos, tradicionalmente, uma região produtora de grãos." No entanto, outros produtos como os sucos concentrados, maionese e atomatados, café torrado, além de suplementos minerais, fios de algodão e madeira tratada, têm mercado já consolidado, segundo a cooperativa.

O atual presidente da Cocamar diz acreditar que o modelo adotado na década de 1960 foi fundamental para o fortalecimento do pequeno e médio produtor rural da região Noroeste do Paraná. "Sem a associação à cooperativa, a pequena produção se tornaria inviável em momentos de crises e variações econômicas."

Luiz Lourenço explica que no padrão de cooperativismo adotado, cada produtor é integrante de uma grande fazenda. Por isso, o produtor é beneficiado pela compra de grandes quantidades de insumos e maquinários agrícolas, por exemplo, oferecidos pela cooperativa com preços mais acessíveis. Além disso, ao integrar uma cooperativa, o produtor recebe orientações, tem acesso à tecnologia de ponta e garantia de venda da safra."Na verdade o Paraná é um estado de pequenos produtores que tornaram a agricultura forte por conta da força das cooperativas."

Cocamar cresce, em média, 10% ao ano

O presidente Luiz Lourenço afirma que nos últimos anos, a Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar) cresceu, em média, 10% ao ano. Em 2012, o crescimento foi ainda maior em relação ao ano anterior, 17%, em um total de R$ 2,3 bilhões. Em 2011, o faturamento foi de R$ 2 bilhões. A previsão para este ano é faturar mais de R$ 2,5 bilhões. Até 2015, a cooperativa tem o objetivo de ultrapassar a marca de R$ 3 bilhões.

"Comemoramos este aniversário com a certeza de que temos uma cooperativa e cooperados mais maduros. Mas sabemos que não podemos parar para contemplar o momento. A gente precisa investir cada vez mais para continuar crescendo e acompanhar a dinâmica desse mercado que é tão competitivo", afirma o presidente da Cocamar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.