Número de vítimas no trânsito
- 1º Semestre de 2010: 53 (13 na Avenida Colombo)
- 1º Semestre de 2011: 40 (seis na Avenida Colombo)*Até 11 de julho
- Até 11 de julho de 2011:45 mortes (seis na Avenida Colombo)*
Durante este ano, 45 pessoas morreram no trânsito de Maringá. Foi o que revelou o balanço da Secretaria dos Transportes (Setran) divulgado nesta segunda-feira (11). Segundo os dados da pasta, seis mortes ocorreram somente na Avenida Colombo.
No primeiro semestre deste ano, foram 40 mortes, 13 a menos do que o mesmo período do ano passado. No entanto, foi o primeiro semestre mais violento desde 2004, quando 53 morreram vítimas de acidente de trânsito. Em Maringá, é considerado acidente com morte quando o óbito ocorre em até 30 dias após a colisão.
Diante da quantidade de mortes e dos vários casos de abuso de velocidade, os agentes intensificaram a fiscalização durante esta semana. Na terça-feira (12) uma equipe de agentes de trânsito vai fiscalizar cinco ruas e avenidas com o uso do radar portátil, que registra e fotografa os veículos que ultrapassam o limite de velocidade permitido na via.
Um dos locais fiscalizados é o Contorno Sul. "Vamos utilizar os mecanismos que temos para coibir as infrações de trânsito e consequentemente reduzir o número de acidentes", afirmou o secretário de Transportes, Valdir Pignata, em entrevista para o site da prefeitura.
Além do uso do equipamento móvel, Pignata afirmou que Setran vai intensificar as blitze educativas e a fiscalização dos agentes. Os moradores podem solicitar as ações por meio do telefone da Setran (44-3221-8500). Avenida Cerro Azul é a via que registra maior abuso de velocidade
O último levantamento realizado pelo Setran indicou que a Avenida Cerro Azul é a via que apresenta o maior índice de imprudência de motoristas em Maringá. O relatório indica que somente em março deste ano, os radares de velocidade registraram 772 casos de excesso de velocidade.
Das multas aplicadas na Avenida Cerro Azul, 538 foram registradas pelos equipamentos instalados no sentido centro-bairro da pista. Mais de 275 mil veículos trafegaram na via durante março.
Ainda de acordo com o levantamento, as infrações de excesso de velocidade também são mais elevadas nas avenidas Morangueira (com 546 autos de infração), Euclides da Cunha (com 364 multas), Mandacaru (com 330) e Juscelino Kubitscheck (com 310).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”