O primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, foi transferido no domingo (30) para a residência episcopal, após ter sido internado na semana passada para fazer hemodiálise. Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Maringá, o religioso de 96 anos apresenta um quadro grave de insuficiência renal, porém, seu estado clínico é estável.

CARREGANDO :)

Dom Jaime iniciou o tratamento de hemodiálise há cerca de dois meses. Na última quinta-feira (27), o quadro se agravou, e ele foi internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia. "Depois de celebrar a eucaristia no início da noite de sábado (29), o próprio Dom Jaime fez o pedido para ser levado para casa", informou a arquidiocese em nota divulgada para a imprensa.

O arcebispo está sendo acompanhado por uma equipe de enfermeiros na residência episcopal, que fica na Zona 5.

Publicidade

Dom Jaime é uma das principais personalidades da história de Maringá

Paulista de Franca, Dom Jaime Luiz Coelho foi designado bispo da então recém-criada diocese de Maringá em 1956. Com a elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido a arcebispo metropolitano em 1980. Deixou o comando da Igreja Católica na região de Maringá em 1997, quando foi sucedido por Dom Murilo Krieger.

Dom Jaime é uma das principais personalidades da história de Maringá. Foi idealizador e um dos responsáveis pela construção da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, símbolo da cidade e uma dos maiores monumentos da América Latina.

Também fundou e dirigiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, onde foi ministrado o primeiro curso superior do município e que foi o embrião da atual Universidade Estadual de Maringá (UEM).