Com limitação na quantidade de alimentos fornecidos aos presidiários diariamente, a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco) só pode receber mais um preso. A informação foi confirmada nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju-PR).

CARREGANDO :)

A Peco tem capacidade para receber 720 presos, porém, a licitação atual libera alimentos para 201 presos por dia. Na sexta-feira (17), 50 presos foram transferidos para a penitenciária, que chegou a capacidade de 200 presos nesta semana. O valor da licitação para todo o estado é, segundo a secretaria estadual, de R$ 62 milhões.

Segundo o diretor da Peco, Edgar Banhos, as transferências só poderão voltar a ocorrer após uma nova licitação. "Após essa licitação, receberemos todos os presos [capacidade máxima]. Por enquanto temos licitação emergencial para 201 presos por dia", explicou.

Publicidade

A Seju confirmou que a nova licitação ainda não foi aprovada e não estipulou uma data limite para a aprovação. De acordo com Banhos, a última vaga que a Peco pode receber, sem comprometer os demais presidiários, deve ser preenchida nesta semana. "Ainda não sei de onde virá", disse.

Penitenciária de Cruzeiro do Oeste foi inaugurada em março

Inaugurada em 30 de março, a Peco só recebeu os primeiros presos em 22 de junho. De acordo com aSeju, a construção da Peco serviu para desafogar as delegacias da região Noroeste do estado.