• Carregando...

Nesta segunda-feira (7) teve início o horário especial do comércio maringaense para o Natal. Entre as lideranças do setor, a expectativa é a melhor possível. Sondagem realizada com 540 consumidores revela que o consumidor pretende gastar igual ou mais com as compras de Natal deste ano do que no ano passado. Um dos que estão confiantes é o Amauri Donadon Leal, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Maringá (Sivamar).

Para o dirigente lojista , o momento apresenta uma mudança no comportamento do consumidor, que está mais disposto a gastar agora do que no ano passado. "Estamos apostando 100% nesse Natal. No ano passado, os lojistas enfrentaram o ‘olho do furacão’ da crise. Agora, acreditamos que esse Natal será de retomada e de grande virada no setor".

Leal credita parte desse otimismo à manutenção da redução do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados), para a linha branca, além dos lançamentos de produtos como roupas, calçados e acessórios. "Normalmente, os benefícios que o consumidor teria em janeiro, já serão antecipados para dezembro. Vai ser um Natal diferente", aposta.

Pesquisa

Outro fator que reforça as esperanças de um bom período de vendas é uma pesquisa divulgada no final de novembro pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A sondagem realizada com 540 consumidores revela que os maringaenses pretendem gastar igual ou mais com as compras de Natal deste ano do que no ano passado. Segundo a pesquisa, 22% dos entrevistados pretendem gastar mais com as compras neste fim de ano do que em 2008 e 57% afirmaram que vão gastar o mesmo do que no ano passado. Já 7% afirmaram que ainda não definiram quanto vão gastar e para 14% as compras serão menores do que em 2008.

Entre os que pretendem fazer compras maiores neste ano, 32% afirmaram que deverão gastar 30% a mais do que no ano passado; 24% desejam gastar 20% a mais; e 14% esperam gastar 50% a mais neste Natal. De acordo com o coordenador da pesquisa, o economista Joilson Dias, este cenário otimista pode ser explicado pela satisfação dos consumidores maringaenses com a renda.

"Apenas 18,3% classificaram sua renda em 2009 como ruim ou péssima, ou seja, 81,7% classificaram a renda como satisfatória ou excelente". Em relação ao emprego, 54% avaliaram o emprego como excelente, 42% como satisfatório e 4% como ruim ou péssimo.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos maringaenses ficou satisfeita com o desempenho da economia local: 92,5% avaliaram a economia como excelente ou satisfatória.

Horário Especial

Em Maringá, o horário especial de funcionamento do comércio vai até o dia 23 de dezembro. De segunda a sexta-feira, as lojas abrirão até as 22 horas e aos sábado – dias 5, 12 e 19 - até as 18 horas.

No dia 20, domingo, as lojas permaneceram abertas entre as 13 e as 19 horas, e os supermercados, das 9 às 16 horas. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, tanto lojas quanto supermercados funcionarão até as 18 horas. As lojas ficarão fechadas no dia 26 de dezembro e somente os supermercados estarão abertos, a partir do meio-dia.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sivamar, para compensar as horas trabalhadas pelos comerciários no dia 20 (domingo) as lojas abrirão ao meio-dia em 17 de fevereiro de 2010, quarta-feira de Cinzas.

Já os supermercados abrirão ao meio-dia em 26 de dezembro e 2 de janeiro, porém começarão a funcionar às 8 horas da manhã no dia 17 de fevereiro. No dia 16 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, tanto lojas como supermercados ficarão fechados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]