Os representantes da comissão maringaense para Assuntos da Copa do Mundo saíram confiantes da reunião que tiveram com membros da Associação Japonesa de Futebol (JFA Japan Football Association), na tarde de quinta-feira (13), em Brasília (DF), onde a seleção asiática está hospedada para disputar a Copa das Confederações. Segundo o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP), os japoneses informaram que outros 20 municípios também fizeram o mesmo contato prévio. Além disso, no ano passado, os representantes conheceram quase 40 cidades brasileiras que foram sugeridas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
A comissão passou informações que mostraram o potencial da cidade para receber a seleção, citando, inclusive, a cultura nipônica que é representativa em Maringá. O grupo foi recebido pelo vice-presidente executivo da JFA, Tashima Kohzo. De acordo com Pupin, Kohzo citou que dentre todas as cidades que eles conheceram, duas chamaram a atenção. O vice-presidente, no entanto, não citou os nomes.
"É uma batalha muito difícil", declarou Pupin. "Ficamos muito animados porque nos atenderam em uma primeira reunião e voltaram para pedir mais informações sobre a cidade em um segundo momento."
O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB) também participou da reunião e citou que os japoneses foram convidados a conhecer Maringá. A decisão de uma possível visita pode sinalizar o interesse dos membros pelo Município. "Pela conversa, tenho certeza que vão querer conhecer a cidade. Disseram que tudo isso ainda depende da tabela e de qual sede disputarão os jogos", comentou. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo será em 6 de dezembro, quando todos os classificados já forem conhecidos.
Copa das Confederações
A delegação japonesa está no Distrito Federal para a Copa das Confederações, que começa neste sábado (15). O Japão estreia contra o Brasil no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha. As duas seleções estão no Grupo A, ao lado de México e Itália. No Grupo B, estão Espanha, Uruguai, Nigéria e Taiti.