As entidades nikkeis de Maringá criaram esta semana uma conta corrente com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami que abalaram o Japão na última sexta-feira (11). O montante arrecadado será enviado ao Consulado do Japão no Paraná.

CARREGANDO :)

"Será o consulado que vai indicar para onde vão esses recursos", explicou o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), Miguel Iwamoto, em entrevista para a RPC TV Maringá. As doações podem ser feitas a no banco Caixa Econômica Federal, agência 3531, conta corrente 10.8. Outras informações podem ser obtidas na Acema, pelo telefone (44) 3025 6767.

Campanha em Londrina

Publicidade

Na terça-feira (15), campanha semelhante foi lançada em Londrina pela A Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná. O montante arrecadado vai ser enviado à Cruz Vermelha do Japão. As doações podem ser feitas no Banco Santander, agência 4573 e conta corrente 130000641.

Técnicos tentam religar usina e evitar catástrofe no Japão

Engenheiros japoneses se empenhavam na sexta-feira (horário local) em religar um cabo de energia à usina nuclear de Fukushima Daiichi, na esperança de reativar bombas de água necessárias para resfriar barras superaquecidas de combustível nuclear, evitando assim uma catastrófica liberação de radiação.

Autoridades não souberam prever quando o cabo poderá ser conectado, mas disseram que o trabalho iria parar na manhã de sexta-feira (noite de quinta no Brasil) para que helicópteros e caminhões de bombeiro voltem a jogar água na usina, que fica 240 quilômetros ao norte de Tóquio e foi danificada pelo terremoto da semana passada.

Publicidade