A Prefeitura Municipal de Maringá esclareceu, na manhã desta quarta-feira (2), que o concurso público aberto nesta semana, para a contratação de 28 profissionais na área da saúde, é exclusivo para moradores de 18 bairros de Maringá e também dos distritos de Iguatemi e Floriano.
Isso ocorre por uma exigência da lei. O concurso selecionará profissionais para atuar como agente de saúde ambiental, que trabalham no combate à dengue; e como agente comunitário do Programa Saúde da Família (PSF). A legislação exige que eles morem nos bairros em que atuarão.
Para as 24 vagas de agentes de combate à dengue, poderão se inscrever os moradores dos bairros Morangueira I, Jardim Alvorada III, Parque das Bandeiras, Jardins Real, Brasil e Paris, Mandacaru I, Parque das Laranjeiras, Jardim Rebouças, Vila Esperança B, Universo, Borba Gato, Zona 5, Fim da Picada (Zona 6), Zona 4 e do distrito de Iguatemi.
Já para as quatro vagas de agente comunitário, só poderão se inscrever moradores do Mandacaru, NIS Internorte, Cidade Alta e do distrito de Floriano.
O secretário de Administração, José Roberto Ruiz, explica que essa é uma exigência do Governo Federal. "É uma oportunidade de trabalhar próximo de casa." O secretário acredita que as vagas devem ser preenchidas, já que o número de moradores nesses bairros é alto.
Os aprovados no concurso deverão apresentar o comprovante de residência quando convocados pela Prefeitura. O secretário esclarece que, ao mudar de endereço, o agente é automaticamente desligado do programa. Nesse caso, o próximo classificado no concurso é convocado.