Às vésperas do Dia das Mães, o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) subiu. Foi o que apontou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9) pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). Em abril, o índice atingiu 141 pontos, o que indica confiança positiva-moderada na economia. O valor é 1,8 ponto maior do que o registrado no mês anterior.
De acordo com o levantamento feito com 540 consumidores, quatro dos cinco índices que compõem o ICCM registraram alta em relação a março, sendo que o índice de expectativa de emprego foi o que registrou maior elevação, de 4,2 pontos foi para 125,6 pontos. Já o índice de expectativa na economia nacional teve decréscimo de 0,7 ponto. O otimismo dos clientes também é compartilhado pelos lojistas. Pesquisa divulgada na semana passada mostra que 80% deles estimam vender mais neste Dia das Mães do que no ano passado. "Estamos em um período com tendência maior ao consumo. A economia está aquecida e isso deve refletir nas vendas ao longo dos próximos meses", explicou o coordenador da pesquisa, Joilson Dias.
Número de endividados é menor
Outra situação positiva para a economia maringaense é o aumento do número de consumidores com as contas em dia, em comparação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 93,3% dos entrevistados declararam não ter contas em atraso, contra 92,2% no mês de março.
"Outro indicador de inadimplência são as contas em atraso há mais de três meses. Enquanto em 2011 este indicador registrou média de 3,5%, neste ano a média caiu para 2,1%", comentou Dias.
Entre os consumidores que estão com contas atrasadas, o principal motivo alegado continua sendo o financiamento de veículos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião