Os consumidores, como de costume, deixaram parte das compras de fim de ano para a véspera de Natal, e nesta quinta-feira (24) as lojas do centro de Maringá e nos shoppings passaram o dia lotadas. O movimento seguiu até 18 horas, quando os lojistas e vendedores puderam descansar quando o comércio fechou. O que se percebeu foi a presença de consumidores de outras cidades no meio da multidão que foi às compras.
Nas lojas, o dinheiro de quem vem de fora representa uma boa fatia do faturamento. Segundo a estatística de um dos shoppings de Maringá, 35% dos compradores não moram em Maringá. A maioria é dos pequenos municípios da região, mas tem gente que viaja bem mais para aproveitar as ofertas. "Sou de Bauru. Era daqui, me mudei, mas minha família mora aqui. a gente vem para relembrar, matar a saudade e aproveita e gasta um pouco", disse a dona de casa Simone Contin.
Presentes de última hora eram os artigos mais procurados. "Para o meu sobrinho eu estou procurando um shorts para ele jogar bola. Já comprei a bola agora falta o uniforme", disse Vandeir Soares, auxiliar de serviços gerais. O maior problema para quem deixou para o fim do expediente foram as lojas cheias.
Nos supermercados não foi diferente, com acréscimo de 40% no movimento, segundo o gerente das unidades. "Quero os mais fresquinho e melhores para a ceia. Mas é complicado, enfrentei fila e tumulto", disse Sonia Ozilia enquanto escolhia as frutas. Logo em seguida ela teria de enfrentar as filas nos caixas.
Atenção para os horários
Nesta sexta-feira (25) tudo estará fechado, mas os shoppings abrem normalmente a partir de sábado (26): das 10 h às 22h. Quem esperar até lá poderá aproveitar descontos que serão oferecidos. Os supermercados também reabrem, entre meio dia e 18h. Já as lojas do comércio de rua vão estar fechadas e só retomam atendimento normal na segunda-feira (28).