Confira os jogos de estreia dos paranaenses na Copa do Brasil

Em 07/03

20h30 – Operário x Juventude (RS),Estádio Germano Kruger

20h30 – Luverdense (MT) x Paraná Clube,Estádio Passos da Ema

20h30 – Sampaio Correa (MA) x Atlético (PR), Estádio Nhozinho Santos

Em 14/03

20h30 – Nacional (AM) x Coritiba, Estádio SESI - Manaus

CARREGANDO :)

A Copa do Brasil, segunda competição mais importante do país e conhecida como o caminho mais fácil para a Taça Libertadores da América, começa nesta quarta-feira (7) com 64 participantes e, por enquanto, Maringá está longe de ter um representante na competição. Até 2014, no mínimo, a cidade não será representada da competição nacional.

Publicidade

O caminho para a Copa do Brasil é simples. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) pode indicar três representantes para a competição: o primeiro, o segundo e o terceiro colocado do Campeonato Paranaense. O estado terá quatro representantes no torneio deste ano porque o Paraná Clube entrou na disputa pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aponta dez representantes automaticamente para a disputa do torneio.

Como o melhor representante maringaense no ranking nacional, o Grêmio Maringá, aparece apenas na 87ª posição, longe do 32º lugar, o América (MG), último dos dez clubes do ranking a entrar na Copa do Brasil 2012. Com isso, Maringá só poderá participar da competição através do estadual.

Os dois representantes do futebol profissional do município, Grêmio e Metropolitano, vão disputar a Segunda Divisão do Paranaense deste ano. Caberia para a cidade garantir um lugar na divisão de elite do estadual de 2013. Com a vaga, Maringá teria que ficar entre os três primeiros colocados do Paranaense para garantir um lugar na Copa do Brasil de 2014.

Pés no chão

Antes de pensar na Copa do Brasil de 2014, os dois times maringaenses precisam disputar a segunda divisão do estadual deste ano. Porém, nenhuma das equipes anunciou jogadores ou representantes da comissão técnica para a disputa da Divisão de Acesso.

Publicidade

Mudança na Copa do Brasil 2013

A Copa do Brasil mudará o formato de disputa no ano que vem. Os representantes brasileiros na Taça Libertadores também passarão a integrar a competição nacional, no entanto, só a partir das oitavas-de-final. A competição terá 86 equipes.

As primeiras fases do torneio seguem na disputa mata-mata até sobrarem 10 representantes. Esses times vão se unir aos cinco clubes que estiverem na Libertadores e ao primeiro colocado no ranking da CFB (atualmente é o Palmeiras).

A situação pode mudar caso o Brasil tenha seis representantes na Libertadores do ano que vem. Para isso, um clube brasileiro precisaria ser campeão do torneio continental deste ano. Dessa forma os seis representantes entrariam nas oitavas-de-final, sem a presença do líder do ranking da CBF.