Deputados estaduais que integram a CPI dos Leitos do Sistema Único da Saúde (SUS) vão fiscalizar, na tarde desta quinta-feira (19), as instalações médicas do Hospital Universitário (HU) de Maringá e Santa Casa – os dois responsáveis pelos atendimentos do SUS em Maringá.

CARREGANDO :)

Após a visita, uma audiência será realizada na Câmara de Maringá para debater o assunto e colher depoimentos. A audiência está marcada para as 18h30. A visita ao Hospital Universitário de Maringá acontece por volta das 15h30. Já o Hospital Santa Casa será visitado às 17h.

O objetivo da CPI dos Leitos do SUS, de acordo com o presidente da comissão, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), é fazer um diagnóstico da saúde, levantar os problemas da área e corrigi-los.

Publicidade

Maringá é a terceira cidade do estado, depois de Curitiba e Londrina. que está sendo visitada pela comissão. Paranhos contou que o grupo irá percorrer várias cidades do Paraná.

Problemas

Os hospitais de média complexidade sofrem com problemas de escalas e falta de médicos, segundo a CPI. Para os casos mais graves e em que o paciente corre mais risco, a situação é ainda pior. No HU de Maringá, por exemplo, não há leitos suficientes para atender a todos. Muitos têm que esperar atendimento em macas despejadas nos corredores do hospital.

Nesta semana, o Ministério Público (MP) do Paraná solicitou à Justiça a execução de multas contra a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Prefeitura de Maringá, por conta da demora do HU em realizar cirurgias ortopédicas em duas pacientes que estão na fila.

Publicidade