Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

CPI dos Leitos do SUS vai apurar possível negligência de hospitais em Maringá

A CPI dos Leitos do SUS no Paraná vai apurar possíveis negligências de hospitais de Maringá no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que muitas vezes formam filas em corredores de hospitais à espera de vaga, principalmente na área de ortopedia. O coordenador-geral da CPI dos Leitos, Jefferson Abade, disse em entrevista à Gazeta Maringá na manhã desta segunda-feira (22), que a suspeita de irregularidades na administração das vagas é grande e que, se comprovada, os hospitais poderão responder por omissão de socorro.

"Todas as vezes que a CPI vai a Maringá conseguimos vagas em outros hospitais para as pessoas que estão nas filas do HU. Porque as pessoas não conseguem sem a intervenção da CPI? Precisamos descobrir porque deve ter irregularidades. Embora as pessoas estejam dentro dos hospitais, elas não estão sendo atendidas e isso configura em omissão de socorro", conta Abade.

O presidente da CPI, o deputado Leonardo Paranhos (PSC), reforça a denúncia de que existem irregularidades na administração dos leitos. "Não é necessária a presença dos deputados para as pessoas conseguirem vagas. Vamos fiscalizar os hospitais e temos a concepção de que existem irregularidades".

Segundo Paranhos, a CPI vai ainda denunciar ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) o caso de uma idosa de 81 anos que morreu durante uma cirurgia ortopédica no Hospital Metropolitano, em Sarandi, após esperar 16 dias pelo procedimento.

"Ainda não é possível afirmar se o óbito aconteceu em razão da longa espera pela cirurgia, mas isso deve ser apurado e os culpados responsabilizados na Justiça. Vamos denunciar o caso ainda nesta semana às autoridades competentes e queremos saber por que ela morreu", afirmou o presidente da CPI.

Os deputados se reuniram na manhã desta segunda-feira, em Curitiba, com a Comissão dos Direitos do Consumidor, para discutir o que a CPI apurou em Maringá no sábado (20). Um novo acordo entre os hospitais de Maringá será determinado pelos deputados, ainda nesta semana, segundo a assessoria de imprensa de Paranhos.

Idosa morreu na madrugada de domingo (21)

O Hospital Metropolitano de Sarandi informou que a paciente Maria da Conceição Bernardino, 81 anos, foi transferida do HU de Maringá para o Metropolitano na quinta-feira (18). A cirurgia foi realizada na tarde de sábado (20) e a paciente foi direto para a UTI. Ainda segundo o hospital, na madrugada de domingo (21) ela teve alta e foi para a enfermaria. Na enfermaria, ela morreu durante a madrugada. Os médicos do Metropolitano acreditam que a morte pode ter sido ocasionada devido à idade da paciente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.