A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maringá iniciou esta semana o cadastramento de voluntários para ampliação uma força tarefa de atuação em caso de desastre de médio ou grande porte. De acordo com o diretor de operações da Defesa Civil no município, Vagner Mussio, o objetivo é que a Defesa Civil tenha um corpo técnico mais amplo.
"Na Defesa Civil não existe um número ideal de voluntários. Quanto mais, melhor. Nosso banco de dados está cadastrando pessoas com certas habilidades para que possamos contar com esses voluntários em casos de emergência", explicou Mussio, que também ocupa o cargo de secretário de Serviços Públicos.
Atualmente, a Defesa Civil de Maringá conta com cerca de 250 voluntários, que são chamados quando for necessário. Entre os profissionais requisitados estão médicos, socorristas, engenheiros, operadores de equipamentos, técnicos e trabalhadores braçais.
Mussio também lembra que além de pessoas físicas, entidades públicas e instituições privadas também podem participar. "Atualmente nós sentimos falta de caminhões para o transporte de donativos, por exemplo. Maringá tem grandes transportadores e que podem nos auxiliar em momentos difíceis, seja cedendo um funcionário, um caminhão, o combustível. Todos podem colaborar", ressaltou.
Serviço
Os interessados em participar da Defesa civil como voluntários podem se cadastrar pela internet. O formulário pode ser preenchido no site da Defesa Civil do Paraná, no link "Voluntariado".
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast