Depois de 58 dias, Maringá voltou a ter registros significativos de chuva nesta terça-feira (17). Até as 10h30, a estação do Instituto Tecnológico Simepar captou 36,4 milímetros de água, índice superior ao de 21 de julho, quando a última precipitação expressiva foi constatada (17 mm).
Nesses quase dois meses, Maringá registrou garoas e chuva fraca. Na segunda-feira (16), houve 0,2 mm de precipitação. Em 2 de setembro, foram 3 milímetros. Em 10 de agosto, 0,2 mm.
A técnica em meteorologia Vanessa DÁvila explicou que o Simepar faz medições de 15 minutos em 15 minutos. Após uma hora, fecha um índice de chuva. Para considerar se a precipitação foi expressiva ou não, usa uma tabela que aponta a intensidade durante 60 minutos.
"Avaliamos nessa tabela o espaço de tempo em que a chuva foi registrada. Em 15 minutos, por exemplo, uma chuva de 10 mm é forte. Em um dia, a escala muda bastante", explicou Vanessa.
Segundo a tabela do Simepar, a chuva desta terça-feira (17) é considerada de intensidade forte. Em 2 de setembro, os 3 milímetros registrados configura precipitação fraca.
Previsão
Nesta terça-feira (17), a previsão do Simepar é de chuva e trovoadas durante toda a manhã e a tarde. A precipitação só deve cessar durante a noite, quando o tempo vai se estabilizar. Até sexta-feira (19), não há mais previsão de chuva.
Na quarta-feira (18), a previsão de temperatura mínima é de 9 graus.
Deixe sua opinião