Os cinco deputados estaduais de Maringá propuseram uma emenda ao orçamento de 2011 do governo do Estado para reverter o corte de 38% nos recursos destinados ao custeio das universidades. De acordo com Ênio Verri (PT), a ação dos parlamentares maringaenses foi tomada após o pedido feito pela vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Neusa Altoé, que esteve esta semana em Curitiba.

CARREGANDO :)

"Com o corte no orçamento, as instituições de ensino superior vão ter menos recursos para pagar despesas de manutenção e compra de equipamentos básicos. Isso praticamente inviabiliza o funcionamento das universidades", explicou o deputado, que é professor licenciado do departamento de Economia da UEM.

Além dele, assinaram a emenda: Cida Borghetti (PP), Luiz Nishimori (PSDB), Manuel Batista (PMN) e Wilson Quinteiro (PSB). A proposta da bancada maringaense já foi entregue para a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e deve ser discutida na última sessão do ano, quando acontece a votação do orçamento de 2011.

Publicidade

Verri se mostrou otimista para a solução do impasse. "Acredito que os deputados não irão votar contra uma proposta como esta. Nossas universidades têm papel muito importante no desenvolvimento de todas as regiões do Estado", salientou.

A reportagem tentou contato com o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho. No entanto, a assessoria de imprensa da instituição informou que ele não iria se pronunciar sobre o assunto para não atrapalhar o trabalho dos deputados.