Alguns serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) poderão ser feitos por meio dos terminais de autoatendimento em Maringá e outros municípios das regiões Noroeste e Centro-oeste. Os aparelhos foram instalados na semana passada e já podem ser utilizados.
Em Maringá, inicialmente estão sendo disponibilizados dois totens na sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no Contorno Sul - e outros dois no Posto de Atendimento Central (na Avenida Bento Munhoz da Rocha). Também foram instalados dois equipamentos em Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama e um em Cianorte e Sarandi.
A princípio, os terminais poderão fazer seis tipos de serviço, incluindo as emissões da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação; segunda via do documento do veículo (CRLV); Permissão Internacional para Dirigir (PID); extrato de débitos do automóvel; pontuação da CNH e consulta de envio do licenciamento anual.
De acordo com o diretor da Ciretran de Maringá, José Zacarin, os totens buscam agilizar os processos e diminuir as filas nos balcões de atendimento. "Em breve, estes terminais serão disponibilizados em outros locais como shoppings e prefeituras. Além disso, outros tipos de serviço poderão ser feitos", explicou.
Entre as novas funções programadas estarão o processo de renovação de CNH; agendamento de exames médicos, consulta de resultados de testes, solicitação de recursos de multas e suspensão, entre outros serviços.
Mais de 5 mil serviços realizados
De acordo com o Detran, o Paraná já conta com 17 terminais de autoatendimento instalados. Desde 14 de agosto, quando o programa foi lançado, cerca de 5 mil serviços e consultas foram realizadas.
Também estão recebendo totens as Ciretrans de Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Toledo.
Deixe sua opinião