O documentário "Perdão Mister Fiel", do Distrito Federal foi o vencedor do 7º Festival de Cinema de Maringá, que terminou na sexta-feira (28). O filme dirigido pelo estreante Jorge Oliveira conquistou os prêmios de "melhor longa-metragem" e "melhor roteiro" do evento que reuniu filmes de 11 estados na Mostra Competitiva. Como recompensa, o trabalho foi premiado com o valor de R$8 mil, o troféu Cunha de Aço e certificado de participação.
O filme mostra a realidade da perseguição política desencadeada pela ditadura militar brasileira a partir do assassinato do operário comunista Manoel Fiel Filho, em 1976. O longa-metragem conta com depoimentos de pessoas que testemunharam as perseguições dos militares de perto, como o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era sindicalista na época.
Outro destaque da categoria longa metragem foi o filme "Os Inquilinos". Dirigido por Ségio Bianchi, a película conquistou três prêmios: melhor montagem (para André Finotti), melhor atriz (para Ana Carbatti) e melhor cenografia (para Celso Vinícius).
Já o prêmio de "melhor curta-metragem 35 mm" ficou com o filme "Aos Pés", do diretor Zeca Brito, que também foi escolhida como a melhor montagem da categoria. Já o "melhor curta-metragem digital" ficou com "Olhar de João", de Mariley Carneiro, que ainda recebeu a premiação pela fotografia (Jonas Guedes).
Por fim, o "melhor curta-metragem de animação" ficou com "Os anjos do Meio da Praça" (dos diretores Alê Camargo e Camila Carrossine), que também levou outros cinco prêmios na categoria Técnicas de Animação: roteiro, direção, cenário, personagem e música.
Mostra competitiva contou com 36 produções
A mostra, composta por 36 produções, foi dominada pelos Estados do Rio de Janeiro (10 selecionados), São Paulo (8) e Ceará (4). Do Paraná só participaram dois filmes, ambos de Curitiba. O organizador do festival, Pery de Canti, afirmou que a baixa participação de Maringá na Mostra Competitiva não aponta para a inexistência de produção cinematográfica local. "A produção de filmes é contínua e crescente no município", diz. "Por conta do festival, notamos que várias pessoas estão tentando fazer cinema."
Os números sobre a presença do público ainda não foram divulgados pela organização. Segundo a assessoria de imprensa, o público predominante foi o universitário. Outras informações, assim como a relação completa dos premiados pode ser obtida no site do evento