O senhor Kenji Ueta, primeiro fotógrafo de Maringá, é o personagem do vídeo-documentário "As Lentes de Kenji", que retrata a chegada da comunidade japonesa à região de Maringá. O lançamento do filme será nesta terça-feira (16), às 20h30, no plenário da Câmara Municipal. O evento é um dos últimos da programação do IMIN100, comemoração dos 100 anos do início da imigração japonesa no Brasil.
Segundo o jornalista Antonio Roberto de Paula, diretor do filme, a intenção é mostrar a história da imigração japonesa por meio do grande acervo fotográfico que Kenji Ueta, hoje com 81 anos, produziu desde que chegou a Maringá em 1951. "Procuramos fazer uma cronologia desde quando ele chegou ao Brasil, passando pelas fazendas de São Paulo e chegando a Maringá", disse De Paula.
"É a homenagem que a cidade de Maringá está fazendo à comunidade japonesa, na pessoa do senhor Kenji", afirmou o diretor, ao explicar que o filme não tem repórter e que o fio condutor da história são os próprios depoimentos do personagem. Participaram da produção também Luiz Fabretti, Simone Labegalini e Cesar Henrique Rodrigues.
O vídeo-documentário não será comercializado. Vai ser disponibilizado para as escolas públicas da região, por meio de uma parceria com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A exibição nesta terça na Câmara tem entrada franca.