Duas cidades da região de Maringá enfrentam epidemia de dengue, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (13). Em Quinta do Sol e Jaguapitã, ambas a aproximadamente 70 quilômetros de Maringá, já se considera que há epidemia de dengue, pois a incidência da doença ultrapassou, proporcionalmente, a marca de 300 casos por 100 mil habitantes.
Em Jaguapitã foram notificados 503 casos de dengue. Destes, 64 foram confirmados. Em Quinta do Sol, foram notificados 45 casos e confirmados, 27 deles. Segundo a Sesa, estas duas cidades estão na lista dos 38 municípios paranaenses que enfrentam epidemia da doença.
As demais cidades com epidemia no estado são as seguintes: Porecatu, Jataizinho, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Capitão Leônidas Marques, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja, Cambará, Lidianópolis, Ibiporã, Londrina, São Miguel do Iguaçu, Uraí, Quarto Centenário, Ribeirão do Pinhal, Alvorada do Sul, Foz do Iguaçu, Nova Olímpia, Assai, Altônia, Nova Fátima, Santo Antônio da Platina, Guairá, Rolândia, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis, Rancho Alegre, Bandeirantes, Carlópolis, Itambaracá, Joaquim Távora, Leópolis, Andirá e Cambé.
Dengue no Paraná
O Paraná ultrapassou os 25 mil casos confirmados de dengue em 2011. Ao todo, são 25.099 casos, dos quais 24.555 são autóctones. Dos 399 municípios do estado, houve registro da doença em 136.
De acordo com a Sesa, 14 pessoas morreram no Paraná em 2011 por causa da doença. Os óbitos ocorreram nas regionais de saúde de Londrina (5), Cornélio Procópio e Jacarezinho (8). A regional de saúde de Londrina foi que a registrou o maior número de casos da doença, com 11.137 situações confirmadas.
A seguir, apareceram as regionais de Cornélio Procópio (4.438), Foz do Iguaçu (3.720), Jacarezinho (3.326) e Cascavel (764).