Representantes da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) visitaram a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, em outubro deste ano, e já levaram na bagagem a primeira edição, em inglês, com o selo da editora maringaense: o livro Brazil-U.S. Relations in the 20th and 21st Centuries, de autoria do professor de História Sidnei Munhoz.

CARREGANDO :)

Com essa editoração, a UEM torna-se a primeira editora universitária do Paraná a publicar uma obra no exterior. A escrita trata da relação política entre Brasil e Estados Unidos nos séculos XX e XXI. "A obra já havia sido lançada no Brasil, há três anos, pela Eduem, e agora, tenho a satisfação da tradução para o inglês", festeja o autor.

A visita à Feira de Frankfurt – um dos maiores eventos editoriais do mundo - também serviu para estudar parcerias para coedições, intercâmbio de livros, traduções e para negociar a compra e venda de direitos autorais com editoras de vários países. Segundo o diretor da Eduem, Alessandro Lucca Braccini, a visita foi importante para iniciar a internacionalização das publicações. "É algo que sempre buscamos", acrescenta o estudioso.

Publicidade

Os maringaenses participaram do encontro por meio do projeto viabilizado pela Fundação Araucária/ Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em convênio com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e o Instituto Baden-Wütterberg International, que também promoveu a participação de outras seis editoras universitárias do estado.

Caminho contrário

O doutor em Literatura Alemã Paulo Astor Soethe, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), traduziu a obra Agrar Colonisation in Nord ("Colonizando o Norte do Paraná"), para o português. O livro recebeu o selo da Eduem, segundo ele, por ser uma das editoras mais conceituadas do Paraná. "Depois da pesquisa que fiz com todas as editoras universitárias, percebi que o trabalho da Eduem é louvável", diz.

A obra compila passagens da colonização agrária do Norte do Paraná registradas em 1975, explorando o plantio do café na região e o impacto da cultura no estado. O livro seria lançado na Feira de Frankfurt, mas não foi impresso a tempo. O lançamento está marcado para 28 de março, durante evento programado na Eduem.

Veja também
  • Em faixas, projeto defende que desobedecer norma culta não é errado
Publicidade