• Carregando...

O número de incêndios aumentou 67,5%, entre 2009 e 2010, em Maringá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 335 chamadas foram atendidas entre janeiro e agosto deste ano, contra 200 no mesmo período do ano passado. Muitos desses incêndios acontecem durante épocas de estiagem, como a vista atualmente na região - no domingo (22), a umidade relativa do ar foi de apenas 18%. Entre segunda (23) e terça-feira (24), por exemplo, a corporação atendeu 18 ocorrências desse tipo.

O oficial de comunicação social do Corpo de Bombeiros, tenente Nivaldo do Rego, afirma que a área total devastada por incêndios também cresceu em Maringá. De 35 hectares em 2009, o número saltou para 80 hectares em 2010. "Muitos incêndios são causados por queimadas que as pessoas fazem para limpar terrenos, brasas de carvão ou de cigarros que são jogadas no mato e até mesmo por fogos de artifício e balões de São João", diz.

Segundo a Polícia Ambiental, mais de 90% dos incêndios registrados na região são criminosos. A maior dificuldade está em identificar as pessoas que atearam fogo. Quando isso acontece, o responsável é autuado geralmente com multa de R$ 1.000 por hectare queimado. Um caso assim foi registrado na segunda-feira (23), em um terreno na saída para Campo Mourão, no qual o responsável terá de arcar com a multa.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, a quantidade de incêndios durante épocas de estiagem aumenta consideravelmente se comparada com a dos períodos mais úmidos do ano, que gira em torno de dez a doze casos diários. Os incêndios podem, além de devastar áreas inteiras, atingir casas, cabos de fibra ótica da telefonia e até mesmo causar acidentes, quando a fumaça compromete a visibilidade dos motoristas nas estradas.

Brasil

No Brasil, os números também chamam a atenção. De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), havia 12 mil focos de queimadas na segunda-feira (23) no país. A maioria deles foi registrada no Mato Grosso - 4.126, ao todo.

Tempo seco

O tempo seco deve se estender até o fim de semana em Maringá. A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar.

Nesta terça-feira (24), a umidade relativa do ar no município era de 30%, que, segundo o Simepar, configura estado de atenção.

As temperatura também continuarão altas até o fim de semana. As previsões de temperatura máxima ultrapassam a casa dos 30ºC todos os dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]