Empresários, autoridades do governo e representantes de instituições de ensino de Maringá e região viajam nesta terça-feira (16) para a cidade de Córdoba, na Argentina, no intuito de criar um centro de distribuição de produtos argentinos nas regiões Noroeste e Norte do Paraná. O projeto batizado de "Missão Córdoba" pretende trazer investimentos do país vizinho para região de Maringá e alavancar as vendas dos produtos paranaenses na Argentina.
De acordo com Marcos Capellazi, superintende do Porto Seco de Maringá, a cidade de Córdoba, com 1,2 milhão de habitantes, é a segunda economia da Argentina, atrás apenas de Buenos Aires. Empresários dos setores de autopeças, metalmecânico, alimentos, transportes, produtos hospitalares, cooperativistas e bebidas vão por em prática as negociações para transformar a região Noroeste e Norte do Paraná em uma plataforma de negócios dos produtos argentinos.
"Queremos também que os nossos produtos sejam recebidos na Argentina fortalecendo os negócios do Mercosul", diz Capellazzi. "Vamos trocar experiências e promover intercâmbios nas áreas cultural, turística, tecnológica e empresarial."
Após a visita que vai durar até o dia 21, os paranaenses esperam que os representantes argentinos visitem a estrutura maringaense. A missão faz parte de um projeto que se inicia com o Porto Seco para fortalecer o eixo econômico Londrina/Maringá.
Representantes da agência de promoção às exportações Pró-Córdoba, Câmara de Comércio Exterior, do Consulado Brasileiro em Córdoba, além dos prefeitos dos municípios de Córdoba e Rio Cuarto, vão receber a comitiva paranaense de 41 pessoas.
Parte da lista que irá viajar à Argentina
Silvio Barros, Prefeito de Maringá; Valter Viana, secretário de desenvolvimento econômico de Maringá; Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, prefeito de Mandaguari; Odeval Sofia, secretário de desenvolvimento econômico de Mandaguari; Carlos Walter Martins Pedro, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná; Mario Massao Hossokawa, presidente da Câmara Municipal de Maringá; Wilson de Matos Silva, reitor do Centro Universitário de Maringá; Fernando Lopes Kireef, presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional Terra Roxa; Marcos Capellazzi, superintendente de Porto Seco Norte do Paraná; Eduardo Augusto de Carvalho da Agência Regional de Desenvolvimento de Mandaguari; Mário Luiz Neves de Azevedo, vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá; Nivaldo Benvenho da Associação Comercial de Londrina.