O fim da Semana Santa será marcado por várias celebrações na Arquidiocese de Maringá. Nesta sexta-feira (29), os cultos acontecem a partir das 15 horas nas paróquias e na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, onde haverá os momentos da liturgia da palavra, oração universal e adoração da Santa Cruz.
A partir das 20 horas, será apresentado mais uma vez o espetáculo A Paixão de Cristo , que será encenado no novo estacionamento da catedral. A peça é idealizada pela Renovação Carismática Católica (RCC).
De acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese, neste ano a produção do espetáculo investiu em detalhes de organização e iluminação. Desta vez, por exemplo, toda a parede do cenário será iluminada em lâmpadas LED com a finalidade de economizar energia elétrica. "Com isso a peça dá um exemplo prático e simbólico na luta pela sustentabilidade", explica em nota a Arquidiocese.
A organização da peça afirma que esta é a maior estrutura utilizada em A paixão de Cristo na cidade. A estrutura total conta com 700 metros, entre palco e backstage. Além disso, mais de 300 pessoas, como atores voluntários e equipe técnica, participam do espetáculo.
A assessoria de imprensa explica que durante a peça haverá banheiros químicos na praça da Basílica, cadeiras para os idosos e espaço reservado aos cadeirantes, garantindo a acessibilidade.
Sábado
No sábado (30), a catedral realiza a partir das 20 horas, a Vigília Pascal, que contará com a Procissão da Luz e Proclamação da Páscoa do Senhor. No domingo de Páscoa (31), serão celebradas missas na catedral em quatro horários: 9h30, meio-dia, 18 horas e 19h30.
Em nota divulgada no site da arquidiocese, o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti chamou a Semana Santa como a "grande semana do perdão". "É uma semana especial, um tempo que revivemos a cada ano, não como fatos do passado e sim como atualização aqui e agora da presença de Deus que continua salvando a cada um de nós, criaturas feitas a Sua imagem e semelhança", explicou.