Crescimento da população de escorpiões assusta moradores| Foto: Reprodução/G1

Moradores de Maringá estão assustados com a presença de escorpiões amarelos espalhados pelos quintais e casas de diversos bairros da cidade. Preocupados com a situação, residentes dos bairros com maior incidência do bicho pediram à Vigilância Sanitária para fazer uma palestra sobre o combate ao escorpião. Só nesta quarta-feira, a Vigilância recebeu duas ligações para atender moradores ameaçados pelo aracnídeo. Desde 2001, foram 238 notificações em 39 bairros da cidade.

CARREGANDO :)

A dona de casa Ione Aparecida Domingues Gorla já passou apuros na casa da mãe, situada na Zona 7. "A gente estava andando no quintal e o bicho apareceu sob as pedras. Levamos um susto, mas conseguimos matar o escorpião", conta. "Ele tinha uma cor meio laranja", lembra.

Segundo um levantamento da Vigilância Sanitária, as Zonas 4, 5, 6 e 7 apresentam o maior número de populações do escorpião amarelo. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Marilda Fonseca de Oliveira explica que as casas com frestas ou buracos nas paredes e quintais com acúmulo de lixo e entulho formam o ambiente ideal para a presença do escorpião.

Publicidade

"Com o tempo quente a situação fica propícia para a reprodução porque a quantidade de alimentos que a espécie come, como baratas, grilos e outros tipos de insetos aumenta", explica Marilda.

Na população de escorpiões amarelos só existem fêmeas. A reprodução se dá por partenogênese, ou seja, os óvulos se desenvolvem originando um novo indivíduo sem a necessidade de fecundação.

A palestra, aberta ao público, vai ocorrer nesta terça-feira (24) Igreja Santa Joaquina de Vedruna, situada na Avenida Harry Prochet, 99, Zona 5, a partir das 20 horas.

Os agentes da Vigilância Sanitária vão orientar a combater e evitar acidentes com a espécie, e em caso de ferroada onde buscar ajuda. O pedido para a realização da palestra foi feito pela paróquia do bairro, diante da preocupação dos moradores com a presença constante de escorpiões nos imóveis.