O ex-vereador de Maringá Altamir Antônio dos Santos foi condenado pela Justiça por ter exigido parte do salário de um servidor comissionado que trabalhava em seu gabinete como assessor parlamentar. A sentença dada no último dia 28 pela 3ª Vara Criminal de Maringá atende ação penal proposta pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) em junho de 2007.
O ex-parlamentar (que ocupou o cargo nas gestões 2001/2004 e 2005/2008) foi condenado a três anos, quatro meses e 16 dias de reclusão pelo crime de concussão. No entanto, foi substituída por duas penas restritivas de direitos. Assim, o ex-vereador deve pagar multa equivalente a um salário mínimo por 40 meses a entidade pública ou privada com destinação social e a prestar serviços comunitários.
Segundo a assessoria de comunicação do MP-PR, ainda não foram definidas as entidades que receberão o dinheiro e os préstimos de Santos. A reportagem tentou contato com o ex-vereador, mas ele não foi encontrado para comentar sobre a decisão.
Este foi o segundo caso de condenação de político que pedia parte dos vencimentos de servidores registrado em Maringá. O primeiro foi da ex-vereadora Edith Dias de Carvalho, que atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de Esporte e Lazer.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast