Os apaixonados por miniaturas poderão conferir uma exposição de plastimodelismo que ocorre neste domingo (16) em Maringá. Na mostra estarão reunidas centenas de reproduções em escala reduzida de veículos como aviões, navios, carros e caminhões produzidos por artistas de várias regiões do Brasil.
Entre eles, o funcionário público Luis Fukusawa que pratica o plastimodelismo há mais de 30 anos. De acordo com Fukusawa, na década de 1970 os kits para montar as miniaturas eram facilmente encontrados à venda em grandes magazines. "Era uma febre entre a criançada porque era algo barato e que entretia por um bom tempo." Ele explica que naquela época, existia uma fábrica no Brasil que produzia os kits. Atualmente, as peças são todas importadas e vendidas, na maioria das vezes, em sites especializados.
Fukusawa conta que a maioria dos kits tem como matéria-prima um tipo específico de plástico, chamado poliestireno. Para o acabamento, são utilizados colas e tintas especiais para a prática.
Em Maringá, por exemplo, apenas uma loja vende peças e tintas próprias para a montagem dos veículos em miniatura. "Para quem quer começar, é possível comprar materiais a partir de R$ 30. Conforme a pessoa se aperfeiçoa, o custo aumenta gradativamente", explica.
Luis conta que reproduz, especialmente, modelos de aviões utilizados durante a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945). "Este é o período com mais variedade de modelos. Por isso, o mais interessante", defende. Para reproduzir com fidelidade os modelos, Fukusawa explica que além dos detalhes de pintura a padronização, reproduz a sujeira e o desgaste das turbinas, por exemplo. "Precisamos ser fiéis ao estado do modelo original."
Ele afirma que o hobby é um bom aliado para desenvolver a coordenação motora das crianças e despertar interesse pela história, já que para montar um veículo de determinado período, é preciso entender a simbologia dos elementos utilizados seja para o transporte civil ou de combate.