Situação virou caso de polícia

CARREGANDO :)

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel), responsável pela organização do concurso público da Prefeitura de Maringá aplicado neste domingo (15), contestou a informação de que os portões do Cesumar foram fechados antes do horário marcado. Cerca de 200 candidatos reclamaram que não conseguiram entrar no local de prova porque o acesso foi fechado antes do previsto no edital. A polícia foi chamada e boletins de ocorrência foram registrados.

Publicidade

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 150 pessoas se aglomeraram do lado de fora dos portões pela manhã. À tarde, o problema atingiu aproximadamente 50 inscritos. Conforme o edital 046/2009, os portões seriam abertos uma hora antes das provas (7h e 13h30, portanto) e seriam fechados 15 minutos antes do início dos exames (7h45 e 14h15).

Em nota, a diretora-presidente do Fauel, Tania Lobo Muniz, afirma que nos dois períodos de prova, os portões foram fechados 15 minutos antes do início das provas, como previsto no edital. Além dos organizadores, estavam no local representantes do Cesumar e da Prefeitura de Maringá.

"O fechamento dos portões com 15 minutos de antecedência tem como objetivo a organização interna dos candidatos em sala, visando dar início às provas nos horários programados. Todas as regras do concurso estão presentes no edital. Quando um candidato se inscreve em um concurso, tem a obrigação de conhecer suas exigências. Neste sentido, a Fauel enfatiza a importância dos candidatos lerem o edital e conhecerem as regras para que sejam evitados problemas no decorrer do concurso", diz a nota de esclarecimento.

Ainda segundo o fundação, 81,5 % dos candidatos – de quase 14 mil inscritos - compareceram no local no horário definido e responderam à prova. O concurso teve pouco mais de 14 mil inscritos e oferecia 339 vagas.

A administração da Fauel informou que o número faltosos está dentro da normalidade e que o problema é um caso omisso previsto no artigo 13.8 do edital.

Publicidade

Reclamações

A mulher de um dos participantes, que prefere não ter o nome divulgado, afirma que chegou ao Cesumar às 7h35 e já encontrou os portões fechados. "A gente entende que existe horário para cumprir, mas eu fiquei revoltada, porque no papel que ele (o marido) imprimiu dizia que os portões iriam fechar 10 minutos mais tarde", protestou. "Parece que quiseram arrecadar dinheiro fazendo o povo de bobo."

Ela afirma que o marido se deslocou de Londrina especialmente para fazer as provas. Ele concorria ao cargo de motorista, que oferece oito vagas e teve 734 inscritos. A mulher acrescenta que nesta segunda-feira (16) vai pessoalmente procurar a Prefeitura, em busca de explicações para a questão.

O concurso

O concurso público vai contratar 339 servidores para Prefeitura de Maringá. Os cargos com maior número de inscritos foram assistente administrativo, com 2.443 candidatos; e agente administrativo, com 1.911 inscritos. Outros cargos, como o de carpinteiro e médico infectologista, não tiveram inscritos.

Publicidade

O concurso tem validade de dois anos a contar da data de homologação dos resultados. O prazo pode ser prorrogado por mais dois anos. Poderão assumir os cargos os candidatos que tiverem 18 anos completos na data da nomeação.

Participou do concurso? Deixe seu relato no formulário abaixo