Maringá sedia a partir desta quarta-feira (23) mais uma edição da tradicional Mostra de Música Cidade Canção (Femucic). Até o próximo sábado (26), 52 músicas (sendo 17 trabalhos unicamente instrumentais) serão apresentadas por artistas de 18 estados no Teatro Calil Haddad, que terá entrada gratuita.
Entre os grupos e intérpretes selecionados, 15 são do Paraná, sendo que três deles se apresentam neste primeiro dia de evento. Na estreia da mostra, também serão interpretados trabalhos de grupos do Ceará, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Este ano, a mostra que não tem caráter competitivo - também contará com surpresas alusivas a elementos que resgatam o surgimento da música pelo país. "O Femucic reúne compositores e intérpretes que, por meio da música, apresentam a pluralidade cultural do País em sons, ritmos, instrumentos e estilos musicais", explicou o diretor geral do Femucic, Dirceu Saggin, em nota encaminhada para a imprensa.
Este ano, amostra também dará sequência ao projeto Femucic nas Escolas, com apresentações e ações didáticas de vários artistas em colégios do Município. Para Saggin, é uma forma de proporcionar para as crianças o contato com instrumentos, musicalidade e poesia. "Ao desenvolver um trabalho, busco o informe pedagógico. Acredito que o Femucic passou a ter essa função. Os projetos paralelos mostram que és possível aprimorar a qualidade do futuro da educação em música no país, frisa o diretor do evento.
O Femucic é realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, RPC TV e Prefeitura de Maringá. A programação completa pode ser acessada no site do Femucic.