• Carregando...
Todas as canções apresentadas ao público serão gravadas e, após o evento, uma comissão escolherá as 18 que farão parte do CD e as 22 presentes no DVD | Arquivo
Todas as canções apresentadas ao público serão gravadas e, após o evento, uma comissão escolherá as 18 que farão parte do CD e as 22 presentes no DVD| Foto: Arquivo

A direção do festival fará uma homenagem à literatura de cordel e promete outras novidades

Acesse o Guia JM

O Guia Jornal de Maringá traz todas as novidades do cinema e do entretenimento na cidade. Acesse sempre e confira.

Serviço

32ª Femucic – Mostra de Música da Cidade Canção

Teatro Calil Haddad

De 19 a 22 de maio, a partir das 20h30

Entrada franca

Representantes da regiáo Noroeste do Paraná no Femucic 2010

- TALVEZ QUEM SABE (CLAYTON HENRIQUE) MARINGÁ/PR

- CHORO PRO JOAQUIM (GERALDINHO DO CAVACO E GRUPO) MARINGÁ/PR

- UM DOS ÚLTIMOS CABOCLOS (GRUPO CHORA VIOLA) MARINGÁ/PR

- VAI (GRUPO DEDO DE MOÇA) MARINGÁ/PR

- FABIANO ACREDITAVA QUE ELE PODIA MUDAR (GRUPO KICKING BULLETS) MARINGÁ/PR

- ADJAZZ (GRUPO SAXOFONIA) MARINGÁ/PR

- QUEM FOI QUE DISSE (MARI TENÓRIO) MARINGÁ/PR

- SWING BRASILEIRO (MAURO DA COSTA RAMOS E GRUPO) MANDAGUARI/PR

- BOCA MENTIROSA (PAULINO, ZEQUINHA E TERCILIO MEN) MARINGÁ/PR

- DONA DA MINHA VERDADE (RONALDO GRAVINO) MARINGÁ/PR

Durante os próximos quatro dias, músicas de diferentes partes do Brasil estarão presentes em Maringá. Começa nesta quarta-feira (18), um dos maiores festivais de música do país, o Femucic - Mostra de Música Cidade Canção . A 32ª edição do evento contará com músicos de 18 estados brasileiros, que apresentarão 56 músicas até o próximo sábado (22).

Segundo o coordenador do Femucic, Emerson Amaral, este ano foram recebidas cerca de 800 inscrições, aproximadamente 200 a mais do que no ano passado. Entre os critérios para a seleção dos artistas, os organizadores levaram em conta a criatividade, originalidade e regionalidade. "Nós temos o comprometimento com a pluralidade cultural, primando pela qualidade técnica", destacou.

Todas as canções apresentadas ao público são gravadas e, após o evento, uma comissão formada por técnicos e representantes da comunidade reúne-se para escolher as 18 que farão parte do CD e as 22 presentes no DVD. De acordo com o gerente executivo do Sesc Maringá, Antônio Vieira, o público está mais exigente a cada ano. "Quando recebemos as músicas com as inscrições, elas ainda não estão produzidas, por isso o festival é surpreendente. Ao chegar ao palco, cada música recebe uma produção especial. Na hora da apresentação a música cresce, emociona e mexe com o público, que é parte fundamental desse show ".

Entre os trabalhos selecionados estão 10 músicas da região Noroeste do Paraná, sendo nove de Maringá e um de Mandaguari. A relação completa pode ser acessada no site do evento. O Femucic é promovido pelo Sesc-PR e tem apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). A participação do público é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro todos os dias.

Femucic nas Escolas

Outra ação em paralelo é o Femucic nas Escolas que leva o conhecimento musical a alunos maringaenses por intermédio de concertos didáticos e apresentações realizadas por compositores e intérpretes participantes. A programação do "Música nas Escolas" começa uma semana antes da mostra e continua durante o festival em oito colégios pré-inscritos.

Segundo a coordenadora do programa, Alessandra Milani, esse projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental das Escolas Públicas a interação com músicos de diferentes regiões do Brasil. "Pelo projeto podemos despertar o interesse dos estudantes pela cultura brasileira, levando música que não toca nas rádios", afirmou.

Um dos participantes do projeto é o músico paraibano Beto Brito, que além de cantor, é compositor e escritor de cordéis. Nesta quinta-feira (13) ele estará na Escola Municipal Olga Aiub, com alunos de 1ª a 4ª séries, no período da manhã e, na Escola Municipal Branca Vieira, no período da tarde. Já na sexta-feira (14), pela manhã, Beto Brito estará na Escola Municipal Benedita Natália e, à tarde na Escola Municipal Borba Gato. Em todas as escolas atenderá alunos de 7 a 11 anos, das turmas de 1ª a 4ª série. Na semana do Femucic, outros músicos estarão envolvidos com o projeto e atenderão também escolas do município e alunos de 1ª a 8ª séries.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]