Matéria especial
Confira no próximo sábado (27) uma matéria especial sobre a festa junina do "Seo Zico", com muitos causos e histórias sobre o tradicional festejo.
A tradicional festa junina do 'Seo Zico', celebrada há 27 anos em Maringá, reuniu cerca de duas mil pessoas neste ano, segundo estimativa dos organizadores. A festa aconteceu na noite da última terça-feira (23), na escola rural desativada João Gentilin, que fica no bairro Gleba Pinguim, nas proximidades do sítio do Seo Zico, pioneiro que organiza a festa.
A festa foi realizada mesmo sob chuva, o que impediu a realização de alguns ritos tradicionais, como a passagem do público sobre as brasas da fogueira junina. "Ficamos surpresos com o número de pessoas que prestigiou a festa, mesmo com o tempo chuvoso. Percebemos que as pessoas estão se conscientizando da importância histórica da festa e esse fato chama ainda mais a atenção da comunidade que quer conferir de perto toda a tradição do evento", afirmou a secretária da Cultura de Maringá, Flor Duarte, em entrevista ao site da prefeitura.
Como acontece todos os anos, a festa teve a distribuição gratuita de comidas e bebidas típicas das festas de São João, como pipoca, doces e quentão.
Em 2008 a festa foi tombada pela Prefeitura de Maringá como patrimônio histórico imaterial da cidade, e agora conta com apoio da administração municipal para ser organização. Seo Zico explica que a festa começou em 1982 com os vizinhos que resolveram organizar o evento.
Seo Zico
Seo Zico, grande contador de causos, chegou em Maringá com 12 anos de idade, em 1946. Ele veio com a família, que morava em Cornélio Procópio, atraído pelas propagandas da Companhia de Terras Norte do Paraná e em busca de uma terra fértil para colher as glórias do café.
Ele relata que, como o trabalho era muito pesado, foi preciso encontrar formas que aliviassem o cansaço. As festas cumpriam essa função e promoviam o encontro da comunidade. Com o tempo, porém, deram espaço a outras manifestações. Em 1982, Seo Zico tentou reativar a tradição, realizando em seu sítio uma festa para poucas famílias
Deixe sua opinião