Confira a lista com os principais vencedores de 2012
Melhor filme - Ivan, De Volta Para o Passado, de Guto Pasko
Melhor diretor Marcos Felipe, Daniel Mattos e Marcial Renato, por Dia de Preto
Melhor ator - Chico Santanna e Sergio Satorio, por Cru
Melhor atriz - Ana Carolina Machado, por O Carteiro
Melhor curta-metragem - Timing, de Amir Admoni
Melhor diretor em curta-metragem - Jorane Castro, por Ribeirinhos do Asfalto
Melhor ator em curta-metragem Silvio Matos, por Entre Muros
Melhor atriz em curta-metragem - Solange Brandt, por Tricô e Pitangas
Melhor documentário - Ivan, De Volta Para o Passado, de Guto Pasko
Melhor diretor em documentário - Guto Pasko, por Ivan, De Volta Para o Passado
Melhor animação - Dia Estrelado, de Nara Normande
O Festival de Cinema de Maringá passará a ser internacional deste ano em diante. Para comemorar a décima edição, a organização optou por ampliá-lo e torná-lo uma mostra latino-americana. O evento ocorrerá em agosto.
As inscrições de filmes poderão ser realizadas de 5 de maio a 30 de junho. O organizador do festival, Pery de Canti, disse esperar que a nova edição siga a mesma tendência de crescimento do número de filmes inscritos dos últimos anos. Em 2012, 456 obras foram inscritas e 72 delas foram selecionadas para exibição ao público.
A intenção da organização é trazer o festival deste ano para o Teatro Municipal Calil Haddad, porém, um conflito de horários ainda impede a confirmação. "A intenção é de que seja no Calil [Haddad], mas ainda precisamos confirmar", comentou Canti. O festival conta com o incentivo do Ministério da Cultura.
Canti disse que o público maringaense pode esperar por "uma inovação de conteúdos" na primeira edição internacional do festival. "Ainda estamos fechando os detalhes finais para consolidar todas as informações sobre esta edição."
Ano anterior
Na edição do ano passado, realizada em junho, o longa-metragem Ivan, De Volta Para o Passado, do diretor curitibano Guto Pasko, foi eleito o melhor filme. Na categoria curta-metragem, o mais votado foi Timing, de Amir Admoni, de São Paulo.
O troféu Cunha de Aço foi entregue aos atores Anselmo Vasconcelos e Claudia Alencar. A escolha dos homenageados pela organização leva em consideração a contribuição deles à cultura e ao cinema brasileiro.
Outros vencedores do prêmio, em edições anteriores, foram Stepan Nercessian, Ary Fontoura, Letícia Sabatella, Zezé Motta e Eva Wilma, além dos cineastas Zelito Viana, Cacá Diegues e Iberê Cavalcanti.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião